Z1 Cidades

Sorocaba: Padaria Sabina fecha as portas após mais de 20 anos e demite funcionários por aviso na porta

Gilson Azevedo
Escrito por: Gilson Azevedo

Cerca de 80 funcionários da Padaria Sabina, uma das mais tradicionais de Sorocaba (SP), tiveram uma notícia inesperada quando chegaram para trabalhar nesta terça-feira (2), primeiro dia útil do ano: o estabelecimento havia fechado as portas sem avisar ninguém.

Algumas pessoas receberam mensagem pelo WhatsApp com a notícia, mas a maioria só ficou sabendo da demissão quando chegou ao local, no Jardim Santa Rosália, e deu de cara com as portas fechadas.

Aviso na porta da padaria informou os funcionários sobre encerramento das atividades (Foto: Reprodução/TV TEM)

Aviso na porta da padaria informou os funcionários sobre encerramento das atividades (Foto: Reprodução/TV TEM)

Um aviso fixado no vidro da padaria comunicava o encerramento das atividades e pedia para os funcionários comparecerem a um salão de eventos na sexta-feira (5), às 15h, com a carteira de trabalho.

As pessoas demitidas ficaram inconformadas com a maneira como tudo aconteceu. Para o padeiro Luis Roberto Pelle, que trabalhava na unidade há 20 anos e chegou ao local às 3h10, foi chocante.

“Eu sabia que alguma coisa ia acontecer, a gente tava vendo que a padaria estava ruim de perna, não pagava ninguém, mas não pensava que eles iam fazer isso com a gente, que pelo menos tinham consideração com a gente. Eu trabalhei Natal, Ano Novo, ralei pra caramba aqui e não recebi vale e nem salário”, afirma.

Dentro do estabelecimento, as prateleiras ainda estão cheias. A padaria funcionou normalmente até o fim de 2017, o que fez com que o fechamento pegasse os funcionários de surpresa. A caixa Elisabete de Fátima Silva passou mal quando soube da demissão.

Atendente de caixa da padaria passou mal ao saber da demissão em Sorocaba (Foto: Reprodução/TV TEM)

Atendente de caixa da padaria passou mal ao saber da demissão em Sorocaba (Foto: Reprodução/TV TEM)

Descaso

A supervisora Maria Aparecida Medeiros, que trabalhava na padaria há 11 anos, conta que o descaso começou quando a empresa deixou de pagar o vale e a participação nos lucros referente a 2016, além de não ter entregue cesta básica aos funcionários no fim do ano.

“A gente merecia que fosse feita uma reunião com os funcionários mais velhos de casa para dizer o que estava acontecendo realmente com a empresa. Não chegar hoje aqui e ser pego de surpresa. Foi uma grande traição da parte dos diretores da empresa”, lamenta.

Em busca de informações, os trabalhadores ligaram para os gerentes da unidade, que não atenderam.

TV TEM também tentou entrar em contato com três gerentes e um dos donos da padaria, mas não obteve retorno. A página da empresa no Facebook foi deletada no fim da manhã desta terça-feira.

Funcionários ficaram surpresos com a demissão no 1° dia útil  (Foto: Reprodução/TV TEM)

                         Funcionários ficaram surpresos com a demissão no 1° dia útil (Foto: Reprodução/TV TEM)

Com informações do G1

Mais de 20 anos

Apesar de fundada na década de 1980, a atual sede da Padaria Sabina só surgiu em 1996, quando a antiga unidade ficou pequena para o crescente público.

Além de salgados e doces, o estabelecimento servia almoço no restaurante Sabina Gourmet e sopa durante a noite. Também eram realizadas recepções fechadas no local, como casamentos, batizados, chás de bebês e cozinha, eventos de empresariais, e aniversários.

Sobre o autor

Gilson Azevedo

Gilson Azevedo

Jornalista - MTB 0081 948/SP.
Simplesmente apaixonado por boteco.
Contato: [email protected]

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: