Arquitetura e Design Hipólito Oliveira

Projeto corporativo: layout de escritórios

Por Hipólio Ploveira – A Arquitetura Corporativa, também denominada arquitetura empresarial, pode ser entendida como a lógica organizadora de processos de negócio e de recursos de tecnologia da informação que reflete os requisitos de integração e de padronização do modelo operacional de uma empresa. Nesse contexto, o trabalho do arquiteto corporativo pode ser comparado ao do arquiteto urbanista. Um urbanista se preocupa com os aspectos gerais do planejamento de uma cidade, ao passo que arquitetos e engenheiros desenham e projetam as construções, respeitando o projeto urbanístico definido. Da mesma forma, um arquiteto corporativo elabora a arquitetura da organização, ordenando seus elementos gerais (conceitos, processos, sistemas etc.) e verificando posteriormente se os projetos relacionados a cada elemento estão em conformidade com a arquitetura corporativa.

O papel da arquitetura corporativa é de extrema importância no objetivo de alcançar resultados financeiros e operacionais de uma empresa, pois o seu papel vai muito além da elaboração da estética, decoração e layouts dos ambientes de trabalho.

Sabe-se que ambientes abertos, com iluminação e decoração adequada, bem como a proximidade entre os funcionários, contribui para o aumento da sinergia. Para exemplificar, basta imaginarmos um ambiente mal iluminado, com móveis desconfortáveis e decoração sóbria para saber que isso influenciaria diretamente na insatisfação com o trabalho.

Arquitetos de interiores projetam ambientes mais confortáveis, que melhoram a circulação, são favoráveis à comunicação e contribuem para a interação entre os funcionários. Isto contribui para o conforto e melhoria da qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho, aumenta a produtividade e a satisfação, melhora o clima organizacional, a comunicação e a sinergia entre os colaboradores.

Com tanta importância na rotina dos funcionários e nos resultados da empresa, o estudo de layout para ambientes corporativos é fundamental para recriar e reorganizar o local de trabalho, transformando a companhia em um lugar agradável. Como os funcionários passam mais tempo no trabalho do que em casa com seus entes queridos, proporcionar um ambiente harmonioso é essencial para melhorar as relações de trabalho.

A revolução do mercado forçou as empresas a uma reestruturação organizacional e tecnológica. A intensificação da concorrência resultou na procura por soluções arquitetônicas que tornem os ambientes não só funcionais, mas também confortáveis e sofisticados.

Em projetos corporativos, climatização dos ambientes, iluminação eficaz, acústica adequada, infraestrutura correta para receber modernos sistemas de cabeamento, elétrica e equipamentos de ponta e ainda ergonomia do mobiliário são apenas algumas das inúmeras soluções a serem planejadas. E todos esses aspectos precisam estar integrados e se relacionarem fortemente com a imagem, a marca, a missão, a visão e os valores da organização. Isso sem falar de legislação trabalhista, normas regulamentadoras, prevenção contra incêndio, rotas de fugas, sinalização e pisos adequados, acessibilidade etc.

A arquitetura de escritórios apresenta solução adequada para cada situação, por exemplo, um galpão pode se transformar em um ambiente agradável, com belas recepções, salas de treinamento e reuniões. Os móveis projetados sob medida são aplicados de forma harmônica e garante o equilíbrio adequado entre o visual, a qualidade, o custo e a manutenção.
Para um profissional na arquitetura corporativa, o uso correto de cadeiras, armários, balcões, vitrines, cores, decoração,  compõem espaços agradáveis de ver e usufruir.

Algumas empresas investem na execução de projetos de arquitetura corporativa para que os funcionários e clientes tenham a impressão imediata de alguns de seus objetivos, como a transparência no desenvolvimento de suas atividades e o uso de tecnologia na prestação de serviços. Os projetos e os materiais e cores empregados buscam refletir essa “personalidade empresarial”.
Mas um fator preponderante é que todos os projetos, desde os que usam tecnologia de ponta até os que lançam mão de outras alternativas, estão voltados à satisfação dos clientes, sejam internos ou externos.

Fontes:http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=40&Cod=1178

http://www.worksolution.ws/entenda-a-importancia-do-estudo-de-layout-para-ambientes-corporativos/

 

Sobre o autor

Hipolito Hipolito Oliveira

Hipolito Hipolito Oliveira

Arquiteto urbanista, paisagista, design de interiores e perito em arquitetura. Nascido em São Paulo SP, reside atualmente na cidade de Indaiatuba SP. Atuando há trinta anos com projetos residenciais, corporativos e industriais.
www.arquitetohipolito.com.br

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: