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Por que a musculação é importante

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Escrito por: Marco Regadas

Por Marco Regadas – A musculação é uma das atividades mais recomendadas pelos profissionais da saúde, visto que pode ser direcionada para diversos objetivos como o emagrecimento, o aumento ou a definição muscular, a prevenção ou o tratamento de lesões, de patologias, da melhora da flexibilidade, da coordenação, entre outros. Pode ser praticada por qualquer pessoa, sendo que as variáveis serão adequadas ao objetivo específico, respeitando as limitações ou as restrições individuais.

Infelizmente muitas pessoas evitam a prática de exercícios com pesos devido aos mitos que se propagam há décadas e pela falta de informação ou de orientação adequada. Ao contrário disso, a musculação traz benefícios em todos os sentidos, desde que o programa de treino seja apropriado e bem orientado à necessidade e ao interesse do indivíduo, por isso deve ser elaborado por um profissional de Educação Física formado e devidamente registrado ao CREF (Conselho regional de Educação Física).

Os benefícios e os resultados com a musculação estão diretamente ligados as variáveis e aos princípios do treinamento, que devem estar relacionados ao programa de treino elaborado pelo profissional capacitado, a frequência adequada, a dedicação e a integração com as demais áreas da saúde.

         Seguem alguns benefícios que passam a existir com a prática da musculação:

  1. Tonificação muscular – o treinamento com pesos auxilia para que se obtenha o tônus muscular, ou seja, o enrijecimento da musculatura, melhorando o controle e a execução dos movimentos;
  2. Redução do percentual de gordura corporal – com a musculação elevamos o nosso metabolismo por meio da manutenção e do aumento da massa magra, fazendo com que aumente o nosso gasto calórico e consequentemente a oxidação, ou seja, a redução das gorduras;
  3. Melhora da flexibilidade – a musculação promove o encurtamento e o alongamento dos músculos, o que beneficia na melhora da flexibilidade;
  4. Auxílio na prevenção de doenças – o treinamento promove a melhora do sistema imunológico, tornando-o mais forte e saudável;
  5. Prevenção e reabilitação de lesões – com o treino com pesos, nossa musculatura estará fortalecida e preparada para evitar algumas lesões, já quanto à reabilitação, muito utilizada por fisioterapeutas, à musculação é o segundo passo para que o paciente se recupere, pois melhora a capacidade muscular, articular, óssea, os tendões e os ligamentos, entre outras;
  6. Melhora da força – não só por fatores de crescimento muscular, o treino com pesos possibilita melhores controles biomecânicos e neuromusculares, sendo conveniente para indivíduos que necessitam deste benefício, como os idosos, as pessoas com desiquilíbrios musculares ou patologias;
  7. Melhora na capacidade cardiovascular – é através da respiração que oxigenamos os tecidos auxiliando no trabalho dos mesmos e assim, a prática frequente da musculação auxilia na melhora da respiração, e, consequentemente, na capacidade cardiovascular;
  8. Socialização e autoestima – a prática da musculação melhora o humor, a autoestima e estimula as interações sociais;
  9. Autonomia e melhora na coordenação motora – a execução dos movimentos com pesos promove a melhora na coordenação motora, trazendo maior autonomia e segurança nas tarefas diárias;
  10. Melhora nas performances específicas – a musculação promove o desenvolvimento de diversas capacidades, que, em conjunto, podem potencializar a performance dos atletas nos esportes.

Vamos desmistificar a musculação, pois somente trará benefícios aos seus usuários, como os descritos acima.

Procure uma boa academia e a orientação de profissionais qualificados e devidamente certificados, para que você alcance seus objetivos de forma segura e saudável.

Imagens: Reprodução

Sobre o autor

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Marco Regadas – Personal Trainer – Pós-graduado em Musculação e Personal pela Fefiso, certificado pelo CORE 360º, sócio proprietário da 4Life Treinamento Funcional.

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