Futebol Brasil

Pelé completa 77 anos nesta segunda-feira

Gilson Azevedo
Escrito por: Gilson Azevedo

mundo celebra nesta segunda-feira, 23 de outubro de 2017, os 77 anos de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Nascido em Três Corações, Minas Gerais, o Rei do Futebol conquistou três Copas do Mundo com a seleção brasileira: 1958, 1962 e 1970.

A CARREIRA

Quando tinha cinco anos, o pai Dondinho, artilheiro que atuou em diversos clubes mineiros, levou a família para morar em Bauru, interior de São Paulo. O menino Edson, já apelidado de Pelé, começou a jogar no time de crianças do Canto do Rio. Depois, no Sete de Setembro… até chegar ao juvenil do Bauru.

Waldemar de Brito, craque da Seleção Brasileira nos anos 1930, era técnico do Bauru em 1954 e viu que aquele moleque tinha potencial. Levou Pelé para treinar com o juvenil do Santos. Tinha 16 anos e iniciou, assim, a trajetória fulminante.

Era 1957 e ele estreou na Seleção Brasileira contra a Argentina, em jogo válido pela Copa Roca. Estava no banco, com a camisa 13, e entrou em campo no segundo tempo para marcar o primeiro dos 95 gols pelo Brasil.

Ganhou o mundo. Viajou o mundo. Encantou o mundo com o Santos e a Seleção Brasileira. Campeão da Copa em 1958 (Suécia), com 17 anos. Bicampeão em 1962 (Chile). Tricampeão em 1970 (México).

Atleta do Século, Maior Jogador do Mundo, Maior Artilheiro da História, Rei do Futebol, condecorado pela Rainha Elizabeth II com a Ordem de Cavaleiro Comandante da Mais Excelente Ordem do Império Britânico, responsável por uma trégua na guerra civil no Congo Belga na década de 1960, autor do tento que deu origem à expressão “gol de placa”, autor do milésimo gol no Maracanã… PELÉ! Com informações da CBF. Com informaçõesdo Notícias Ao Minuto.

Imagem de capa:Ricardo Stuckert/CBF

 

Sobre o autor

Gilson Azevedo

Gilson Azevedo

Simplesmente apaixonado por boteco.
Contato: [email protected]

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: