Gastronomia Karina Bertocco

Os diversos benefícios da Aveia…

Karina Bertocco
Escrito por: Karina Bertocco

Na semana passada fui convidada para participar do Programa Mais Saudável da TV Rede Século 21, e o tema do programa dessa vez foi Aveia. Minha função era apresentar uma receita saudável utilizando aveia… São tantas as opções que confesso… fiquei perdida para decidir o que levar. Poderia ser uma torta, um bolinho, um hambúrguer, um shake, um bolo, um pão, uma pizza!? Mas acabei levando um “simples” crumble, bem fácil de preparar e com ingredientes que  muito provavelmente que você tem na sua casa.

Achei o máximo o tema Aveia, e por isso resolvi fazer essa matéria a respeito deste grão tão saudável e acessível para todos nós.

A aveia traz diversos benefícios para o nosso organismo. Por ser rica em fibras, ajuda na saúde do nosso intestino. Ela também tem baixo índice glicêmico e por isso o carboidrato da composição da aveia é absorvido lentamente e assim ajuda a não desenvolver a diabetes, ou mesmo a controlar essa doença.

A aveia também faz bem para a pele, não a toda existem muitos cosméticos utilizando esse grão em sua formulação. Também por conter muitas fibras, reduz as chances de câncer de cólon. Uma de suas fibras, chamada de beta glucana, tem poder de reduzir o colesterol e até de melhorar seu sistema imunológico.

São muitos os benefícios da aveia no nosso organismo, citei apenas alguns. E o melhor de tudo é que ela é tão versátil que te da liberdade para fazer muitas receitas, além de ter um preço muito acessível. E uma das receitas que fiz foi um crumble de banana, aveia e chocolate; ficou tão gostoso que eu quero dividir essa receita com vocês.

Então vamos lá…

Ingredientes

Crumble

2 bananas

50 g de Farelo de aveia

25 g de aveia laminada

40 g de óleo de coco

30 g de açúcar demerara orgânico

20 g de chocolate meio amargo

20 g de amêndoas

Canela a gosto

Calda de chocolate

50 ml de leite de aveia

30 g de chocolate meio amargo

1 colher de chá de melado de cana (opcional)

Modo de preparo

Crumble

Fatie as bananas em rodelas não muito finas, coloque um pouco de canela por cima e amasse rusticamente com um garfo. Reserve.

Em um bowl misture com as pontas dos dedos o farelo de aveia, a aveia laminada, o óleo de coco, o açúcar demerara até obter uma textura como se fosse uma farofa. Depois acrescente as amêndoas picadas rusticamente.

Em um ramekin ou uma travessa untada com óleo de coco, coloque a mistura de banana com canela e por cima coloque o chocolate meio amargo picado, depois cubra com a farofinha de aveia.

Leve ao forno pré-aquecido a 180º C por aproximadamente 30 minutos.

Enquanto isso, faça a calda de chocolate:

Esquente o leite de aveia até QUASE ferver (não deixe ferver para não correr o risco de queimar o chocolate).

Misture com o chocolate e mexa delicadamente. Acrescente o melado de cana e está pronto.

Caso você não tenha leite de aveia, faça em casa ao invés de comprar. É muito fácil, rápido e barato. O que você precisa??? Aveia e água.

A proporção é de uma quantidade de aveia para quatro quantidade de água, Eu prefiro usar a aveia laminada, por liberar mais amido na hora que você bate e assim deixa o leite mais grossinho. Mas você pode utilizar qualquer aveia.

Dica: Bata com a água morna.

Depois de bater por uns 3 minutos no liquidificador, coe. Caso não tenha coador, não tem problema! Use uma peneira de trama fina que você também terá um leite muito nutritivo, prático, barato e delicioso.

Se fizer, me conte tá?

Sobre o autor

Karina Bertocco

Karina Bertocco

Formada em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, com curso de harmonização na Le Cordon Bleu em Paris, cursos de confeitaria e panificação na escola do Chef Rogério Shimura. Apaixonada por viagens, passei por mais de 20 países conhecendo novos sabores e culturas.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: