Indaiatuba

A opção pelo casamento formal cresce na RMC

Gilson Azevedo
Escrito por: Gilson Azevedo

O número de pessoas que ainda acreditam na instituição casamento vêm aumentando no Brasil se comparado com as décadas de 80, 90 e 2000, com crescimento de 43,81% Especificamente na cidade de Campinas, com 1,1 milhão de habitantes, o número de casamentos cresceu 32,5% nesse período.

Na Região Metropolitana de Campinas, em 2006, foram registados 16.223 casamentos.  Em 2016, o número saltou para 21.936. O sociólogo da Universidade Mackenzie, Rogério Baptistini, considera esses números um paradoxo, se for levada em consideração as transformações pelas quais está passando a instituição família.

Para Baptistini, o casamento está em alta porque as pessoas estão buscando encontrar nas relações a segurança que não estão encontrando na sociedade, que tem passado por muitas transformações, gerando incertezas e inseguranças.

O Sociólogo cita como outro paradoxo a liberação da união homoafetiva, já que esse tipo de relação sempre confrontou conservadorismo. Os números foram divulgados pelo Seade, que realizou o levantamento em parceria com os Cartórios de Registro Civil. Em 2016, a população do Estado de São Paulo era de 43,359 milhões de habitantes, com a realização de 296, 546 milhões de casamentos. Com informações da CBN

Imagem de capa:

Sobre o autor

Gilson Azevedo

Gilson Azevedo

Jornalista - MTB 0081 948/SP.
Simplesmente apaixonado por boteco.
Contato: [email protected]

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: