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O que são Recursos Ergogênicos?

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Escrito por: Marco Regadas

Por Marco Regadas – A palavra ergo designa trabalho, gênese quer dizer começo ou início, a composição das duas originou o termo ergogênico, que seria então a geração de trabalho.

Todo o recurso utilizado com o propósito de melhorar o rendimento físico pode ser considerado ergogênico. Segundo NAHAS (2000: 127), recursos ergogênicos são todos os fatores externos e internos que auxiliam na melhora da performance atlética durante a realização de uma atividade, competitiva ou não.

Há uma lista sem fim de recursos utilizados com o propósito de melhoria da performance, alguns deles podem ter origem nutricional, como alimentos que visam um aporte energético ou de massa muscular; outros considerados mecânicos, desde tênis especialmente projetados para diferentes modalidades esportivas até roupas desenhadas para otimizar o desempenho; os psicológicos, onde há uma estreita relação entre o comportamento físico e o estado psicológico do indivíduo; e os farmacológicos, onde está concentrada uma gama infinita de recursos, desde um simples cafezinho até drogas poderosas, como anfetaminas.

 

Na história há indícios que mostram que os recursos ergogênicos são utilizados desde que o homem começou a competir, ou seja, desde a era das cavernas. O uso da sobrecarga começou quando o homem, há séculos atrás, descobriu que aumentar a força muscular colocava-o em vantagem nas provas atléticas. Os romanos eram adeptos do fisiculturismo, que tornava-os aptos às competições (geralmente lutas) e também lhes proporcionava uma beleza estética bastante apreciada naquele época (o culto ao corpo). Além disso, algumas misturas estimulantes eram preparadas e, quase sem qualquer critério, eram administradas aos atletas, principalmente por treinadores inescrupulosos, o que era conhecido como doping.

Porém não podemos confundir recursos ergogênicos e o doping, visto que nem tudo é considerado doping, pois muitos deles são válidos e imprescindíveis à performance desejada. Doping é a utilização de agentes capazes de provocar um comportamento artificial no indivíduo, ou seja, além das suas capacidades orgânicas e funcionais, como, por exemplo, as anfetaminas, que podem levar o atleta a uma performance acima do seu limite natural.

Devemos utilizar os aspectos positivos dos recursos ergogênicos, não apenas para melhorar o seu desempenho físico, mas também para possibilitar a prática regular de atividade física, saindo da não desejada situação de sedentarismo. Para tanto, é importante organizar um horário diário e semanal para a prática, mas também executá-la com eficácia, de maneira prazerosa, evitando desânimos que afastem o praticante. Neste aspecto, o uso de recursos ergogênicos é uma importante ferramenta na busca desta manutenção, sempre de forma orientada e planejada por profissionais devidamente qualificados.

Imagens: Reprodução/Internet

Sobre o autor

Marco Regadas

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Marco Regadas – Personal Trainer – Pós-graduado em Musculação e Personal pela Fefiso, certificado pelo CORE 360º, sócio proprietário da 4Life Treinamento Funcional.

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