Saúde e Bem Estar

O que o hábito de beber na frente dos filhos pode causar às crianças? Pesquisa aponta

Redação
Escrito por: Redação

Você tem o costume de beber na frente dos seus filhos? Essa hábito tão comum que pode parecer inofensivo teria consequências inesperadas, segundo uma pesquisa do Instituto de Estudos do Álcool, no Reino Unido. O estudo faz um alerta aos pais que ficam embriagados na presença das crianças.

O objetivo principal do estudo é explorar o efeito do consumo do álcool por pais não alcoólatras nas crianças, estabelecendo uma relação direta entre os hábitos de consumo dos adultos com as atitudes, os comportamentos e impactos relatados por seus filhos.

Pode beber na frente das crianças?

familia no sofa bebendo com criancas 017 400x893
MONKEY BUSINESS IMAGES/SHUTTERSTOCK
PUBLICIDADE

A pesquisa foi realizada no Reino Unido com 997 pais consumidores de álcool (não dependentes) e seus filhos. Ela analisou as atitudes e expectativas dessas crianças em relação ao álcool, seus hábitos de consumo à medida que crescem e as consequências adversas que este hábito dos adultos pode trazer à elas, como atraso educacional, negligência, abuso ou violência.

 Os estudiosos apontam que a maioria dos pais tem consciência de que sua bebida é um exemplo para as crianças e moderam o consumo diante dos pequenos, ainda assim, afirmam que beber diante dos filhos, mesmo em pequenas quantidades e socialmente, pode ser prejudicial em diferentes níveis.

Como isso afeta as crianças?

Prejudica a saúde

Conviver com adultos embriagados pode acarretar uma série de impactos emocionais às crianças. Os filhos de pais com nível superior de consumo de álcool relataram sentirem-se preocupados com este hábito.

Mau exemplo

Uma atitude permissiva pró-álcool leva à normalização do seu consumo, ignorando os danos que a bebida pode trazer a uma pessoa, assim, as crianças que vivem neste ambiente estão mais propensas a serem alcoólatras no futuro.

Como reverter esta situação?

De acordo com o estudo, as crianças também podem ser influenciadas pela mídia, que expõe o consumo do álcool. Ele sugere que os pais discutam abertamente com seus filhos sobre suas experiências negativas com a bebida, para assim, amenizar os riscos que o álcool pode trazer a eles. Com informações do Vix.

Imagem de capa:SHUTTERSTOCK

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: