Pets Sr & Sra Pet

O que é essa “tosa do Boo”, e quais problemas isso pode causar no meu cãozinho?

Por Sr  & Sra Pet – Uma das tosas mais pedidas hoje no pet shop é a que deixa o Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão) parecendo um ursinho de pelúcia. Este estilo de tosa ficou famoso por causa do cãozinho Boo, que é considerado o mais fofo do mundo. Nunca ouviu falar dele? Ele é um Lulu da Pomerânia famoso na internet devido a sua extrema fofura. De maneira geral o Lulu da Pomerânia não precisa de uma tosa especifica para ficar de acordo com os padrões da raça. Mesmo assim muitos donos optam por tosá-lo. Às vezes por questões estéticas, querendo mudar o visual, outras vezes pensando que ele pode estar com calor devido ao pelo.
Os cães dessa raça trocam de pelo 2 vezes ao ano justamente para se adaptar as mudanças climáticas, então a tosa é somente e puramente estética e não alivia o calor. A dupla pelagem funciona de forma a não deixar variar muito a temperatura corporal isolando o calor e o frio. Ao tosá-lo ele estará sendo submetido a riscos de queimar a pele, pois estará mais exposto ao sol. Os riscos da tosa são inúmeros, e um deles é a Alopecia Pós-Tosa, onde o animal perde todo ou parcialmente o pelo e alguns podem voltar a tê-lo somente após 2 anos. Algumas vezes o pelo nem volta a crescer ou cresce de forma irregular. A alopecia pós tosa afeta raças nórdicas e primitivas como Spitz Alemão, Husky Siberiano, Malamute do Alaska, Samoieda, Chow Chow, etc…


É importante aqui desmistificarmos o uso de máquina de tosa ou tesoura e a altura da tosa: qualquer tosa que alterar o isolamento térmico da pele, seja feita com máquina ou tesoura, pode causar a Alopecia Pós-Tosa; claro que quanto mais curto o pelo mais prejudicado é o isolamento térmico e maior a possibilidade de causar a Alopecia Pós-Tosa. Mesmo animais que foram tosados múltiplas vezes no passado com crescimento normal pós-tosa podem eventualmente apresentar o problema (possivelmente pela fase de crescimento em que a maioria dos pelos se encontrar quando a tosa for realizada).

Várias endocrinopatias podem contribuir para o retardamento do crescimento capilar – assim é sempre importante descartar outras doenças de base, como Hipotireoidismo, Alopecia X (entre outros) – que geralmente vão também impedir o crescimento de pelos tosados!
Um Médico Veterinário Endocrinologista ou Dermatologista experiente pode fazer o diagnóstico da Alopecia Pós-Tosa (que é clínico, mas que pode contar com alguns exames, como biópsia de pele e exames hormonais, para confirmar o problema e descartar outras causas de base).

Há uma forma eficiente de evitar a Alopecia Pós-Tosa: evite tosar exemplares destas raças ou restrinja a tosa apenas à porção final dos pelos primários (mais longos), sempre poupando o sub-pelo

O comprimento do pelo e sua condição são fatores cruciais que determinam a capacidade de tolerar o calor devido à exposição ao sol. Diferente do que normalmente se imagina, quanto mais longo o comprimento do pelo melhor o animal suporta a exposição

Imagem: Sra Pet

 

Vamos a alguns fatos: a maioria dos mamíferos tenta manter sua temperatura ao nível da pele em torno de 29°C. O sol pode aquecer a extremidade dos pelos a mais de 45°C (na verdade pode ser mais).

Digamos que a pelagem tenha 10cm, teremos um aquecimento corporal ou seja, o aquecimento corporal normal, agora, se a pelagem for tosada em 1cm esse aquecimento será 10 vezes mais rápido que na pelagem com 10cm. Por esta razão que a pelagem exuberante das raças primitivas serve para manter a temperatura da pele aquecida no inverno e prevenir o hiperaquecimento no verão.

Para nós, primatas pelados recobertos de glândulas sudoríparas (e dependentes do suor e sua evaporação para o resfriamento) fica difícil entender como funciona a termo regulação em animais que não suam – talvez esta explicação ajude!

Se ainda assim quiser modificar o visual do seu Spitz e deixar ele com aparência de ursinho, apenas faça o trimming, onde é retirado um limite máximo sem mexer no sub-pelo, procurando não danificar a pelagem.

Sr & Sra Pet

Sr & Sra Pet

Sr & Sra Pet, Fernando Neves e Cris Romeu, colunistas deste portal.
Ele, formado em administração de empresas, especializado em treinamento e vendas de acessórios para entreter cães e gatos, resgatando seu instinto de origem. Desenvolve palestras e treinamentos sobre produtos para adestramento e exposição na área de vendas de acessórios.
Ela, esteticista animal com mais de 10 anos de experiência e inúmeros cursos de especialização em tosas caninas, com conhecimento dos padrões de cada raça e cursos internacionais com a renomada Lindsey Dicken. Apaixonada e especialista em felinos e roedores, quase que com exclusividade em nossa região. Hoje Groomer referência na Empresa TransformaCão após prestar consultoria e assessoria em redes como 100% Pet.
Apaixonados por Pets, ambos também são defensores dos alimentos de origem natural, livres de corantes e conservantes. Representam e comercializam alimentos naturais.

Adicionar comentário

Clique aqui para deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tempo em Indaiatuba

Trattoria do Vinho

GJR Reparos e Manutenções

GJR Reparos e Manutenções

Alecrim Refeições – Quentes e Congelados – Delivery

Grenelle

Horóscopo

Cotação do Dólar