Marco Regadas Saúde

Nosso corpo não foi feito para ficar parado

Marco Regadas
Escrito por: Marco Regadas

Por Marco Regadas – A saúde do corpo humano requer, além de uma alimentação equilibrada, voltada a suprir as necessidades de cada uma de suas partes, que seja mantido em movimento. O ser humano não foi feito, ou equipado para ficar parado. Sua qualidade de vida depende em muito de sua atividade física, pois esta irá fornecer ao corpo as condições de utilizar os nutrientes por ele ingeridos e transformados através da alimentação.

É por esta razão que somos equipados com uma rede espetacular de músculos que combinados com nossa estrutura óssea nos capacita a locomovermos e desenvolvermos atividades que compõe nosso dia a dia. Sem esta capacidade não poderíamos realizar praticamente qualquer atividade ou seria extremamente difícil realizá-las. Portanto nossos músculos necessitam de nossa atenção especial.

Atividade física regular pode melhorar sua saúde e reduzir os riscos de morte prematura das seguintes formas:

Reduz o risco de desenvolver doença cardíaca coronária;

Reduz o risco de infarto;

Diminui tanto o colesterol total quanto os triglicerídeos, e eleva o bom colesterol HDL;

Diminui o risco de desenvolver pressão alta;

Ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas que já têm hipertensão;

Diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2 (não dependente de insulina);

Reduz o risco de câncer de cólon;

Ajuda as pessoas a conseguirem e manter um peso ideal;

Reduz os sentimentos de depressão e ansiedade;

Promove o bem-estar psicológico e reduz sentimentos de estresse;

Ajuda a construir e manter articulações, músculos e ossos saudáveis;

Ajuda pessoas mais velhas a ficarem mais fortes e melhor condicionadas para locomoção e atividades do dia-a-dia.

Mas se você apenas quer manter seu corpo em forma para o funcionamento natural do mesmo o que você precisa é apenas se manter em movimento através de pequenas, mas muito produtivas mudanças em sua rotina diária.

Tente, sempre que possível, substituir seu carro por uma caminhada. Quando precisar transportar sacolas ou objetos pesados tente, sempre que possível, não utilizar carrinhos, transporte manualmente às sacolas. Tome cuidado para distribuir igualmente o peso das sacolas e sempre tenha a postura correta para. Se precisar pegar objetos pesados do chão lembre-se sempre de se abaixar corretamente, agachando para não sobrecarregar a coluna.

Tente praticar um esporte coletivo, com amigos e familiares, pelo menos uma vez por semana. Quando fazendo os deveres de casa sempre faça movimentos regulares e alternados com as duas mãos. Exemplo: se passando o aspirador de pó ou varrendo o chão faça com a mão esquerda com movimentos repetitivos e depois faça com a direita com movimentos repetitivos. Quando for trabalhar escolha a escada ao invés do elevador, não suba ou desça pela escada rolante. Beba água, muita água durante todo o dia.

Lembrando sempre, que para qualquer mudança em sua rotina, é sempre muito importante consultar um profissional adequado, devidamente certificado, competente da área de interesse, para que tenha uma orientação correta em busca de seus objetivos.

Sobre o autor

Marco Regadas

Marco Regadas

Marco Regadas – Personal Trainer – Pós-graduado em Musculação e Personal pela Fefiso, certificado pelo CORE 360º, sócio proprietário da 4Life Treinamento Funcional.

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