Marco Regadas Saúde

Nível de obesidade e sobrepeso no Brasil é preocupante

Marco Regadas
Escrito por: Marco Regadas

Por Marco Regadas – Nos últimos anos, o Brasil registrou um aumento no nível de obesidade e sobrepeso, condição que já atinge mais da metade da população brasileira e que representa uma tendência mais preocupante que a desnutrição. Assim como o Brasil tem conseguido superar a fome, os índices de obesidade e sobrepeso vêm aumentando.

Essa situação gera impactos importantes na saúde e deve ser um tema muito importante a ser tratado pelas famílias e autoridades responsáveis.

O sobrepeso entre adultos brasileiros passou de 51% em 2010 para 54% em 2014, de acordo com dados da ONU. O documento aponta a mesma tendência em relação a obesidade, que passou de 17% da população adulta em 2010 para 20% em 2014, com uma incidência maior entre as mulheres, de 22%.

De acordo com os dados, o problema vem atingindo crianças menores de cinco anos, nas últimas décadas o sobrepeso e a obesidade vêm tendo um aumento constante, no Brasil estima-se que 7% das crianças nesta faixa etária estão acima do peso, sendo as meninas as mais afetadas.

Um dos motivos do aumento do sobrepeso é cultural, resultado de uma mudança generalizada nos padrões de consumo. Muitas famílias vêm trocando os pratos tradicionais, preparados com alimentos frescos, por alimentos industrializados e de baixa qualidade nutricional, com alto conteúdo de açucares, sódio e gorduras.

Nos últimos anos esta tendência foi acelerada pela queda do crescimento econômico, desemprego e aumento da inflação. Da região da América Latina, o Brasil foi o que apresentou maior queda do poder aquisitivo das famílias.

Contudo, a ONU aponta que para combater essa realidade, devem-se adotar sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis que unam agricultura, alimentação, nutrição e saúde. Segundo especialistas, é necessário promover a produção sustentável dos alimentos frescos, seguros e nutritivos, garantir a oferta, a diversidade e o acesso, principalmente da população mais vulnerável.

Além de tudo isso, esse aumento significativo do sobrepeso e da obesidade, se deve também ao baixo índice de pessoas fisicamente ativas, a prática de atividade física é uma ferramenta muito importante para este combate. Lembrando sempre da importância de se orientar com profissionais adequados e devidamente certificados em suas áreas de atuação.

Sobre o autor

Marco Regadas

Marco Regadas

Marco Regadas – Personal Trainer – Pós-graduado em Musculação e Personal pela Fefiso, certificado pelo CORE 360º, sócio proprietário da 4Life Treinamento Funcional.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: