Z1 Cidades

Morungaba cancela festa de Carnaval após chuvas

Redação
Escrito por: Redação
Depois de cancelar a festa especial de Ano-Novo, a Prefeitura de Morungaba informou nesta quinta-feira (11) que também vai cancelar o Carnaval da cidade em razão dos estragos provocados pela chuva do dia 31 de dezembro. Na ocasião um forte temporal deixou a cidade debaixo d’água. Em 50 minutos choveu o esperado para 10 dias – foram registrados 103 milímetros de chuva. O processo de licitação que incluía shows, som e a segurança foi suspenso. Os R$ 70 mil que seriam investidos na festa serão revertidos para recuperação da cidade. O município ainda busca recursos em diversas fontes para recuperar duas pontes que caíram e as estradas rurais.
O prefeito Marquinho Oliveira (PSD) disse que “é um momento delicado e a Prefeitura teve de focar no que é prioridade, pelo bem comum da população”. Em entrevista ao Correio ele disse ainda que já estava tudo programado para fazer a publicação do edital da licitação de Carnaval na semana passada, quando a cidade foi atingida pela chuva e foi preciso reprogramar as ações. A Praça dos Italianos, onde tradicionalmente ocorre a festa, foi um dos pontos alagados. “O Carnaval é tradicional na cidade e é realizado em praça pública, porém onde íamos realizar a festa foi um dos pontos afetados pela enchente e foi danificado”, disse.
A programação, segundo o prefeito, incluía a apresentação de bandas carnavalescas regionais. “Achei por bem cancelar e com o dinheiro vamos comprar material para arrumar as estradas rurais danificadas e massa asfáltica. Por ser uma estância climática, preciso recuperar logo as estradas e também as pontes”, disse.
No ano passado, a cidade também não realizou o Carnaval. O motivo, segundo Oliveira, é que ele tinha acabado de assumir a Administração e, além dos problemas em caixa, não teria tempo hábil para organizar a festa. “Assumimos com uma dívida enorme e estava muito em cima para que a gente fizesse o processo de licitação, infelizmente não houve tempo hábil para organizar o Carnaval. Este ano estava tudo programado, tanto é que íamos abrir a licitação logo no dia 2 de janeiro”.
A chuva do dia 31 começou por volta das 17h e cerca de 40 casas foram atingidas no Centro, na Vila Mariana e no bairro São Benedito. Duas pontes caíram. A primeira é que a liga Morungaba à cidade de Tuiuti, a segunda é a ponte da Vila Mariana. A Prefeitura estima um prejuízo de R$ 1 milhão com os danos. “Hoje estive no Palácio dos Bandeirantes pleiteando recursos da Defesa Civil para refazer as pontes. Em paralelo, estamos comprando massa asfáltica e licitando material de fresa para poder arrumar as estradas rurais e bica corrida”, explicou. O prefeito acrescentou que também está pleiteando recursos junto ao governo federal e aos deputados.
O cancelamento do Carnaval foi informado nesta quinta e o prefeito disse que a repercussão está sendo muito positiva. “Graças a Deus, o povo de Morungaba é compreensivo e solidário e entende que a prioridade agora não é realizar Carnaval e sim consertar os danos, limpar, deixar em ordem para ter uma cidade agradável para quem reside e também para aqueles que vem visitar”, completou.
Imagem: Reprodução
Com informações do Correio Popular

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: