Indaiatuba

Microbolhas de ar são motivo de coloração esbranquiçada da água em Indaiatuba

Redação
Escrito por: Redação
 Laboratório de Águas avalia a água tratada através de coletas e análises

Eventualmente quando utilizamos a água da torneira ela sai com uma coloração esbranquiçada. Quando isso acontece não se preocupe, não é excesso de produto químico. O cloro usado no processo de tratamento, por exemplo, é incolor. Podemos ter o mesmo efeito batendo água no liquidificador, pois a coloração branca ocorre quando se formam pequenas bolinhas de ar. Isso não afeta a qualidade da água.

Experimente deixar a água “descansar” por alguns instantes em um copo transparente. Você verá como a água ficará cristalina.

As microbolhas acontecem devido à pressão e liberação de ar dissolvido na água e não a produtos químicos, como o cloro, como muitos pensam. Veja que ao abrir a torneira, a pressão torna-se menor que a do encanamento e então o ar é liberado. Estas situações são comuns quando o abastecimento de água é interrompido para manutenções ou quando a rede está com maior pressão.

Este fenômeno tem ocorrido na parte alta do Jardim Morada, pois o Saae está reformando o reservatório elevado que abastece a região, e a distribuição está sendo feita diretamente na rede, causando maior pressão.

Lembramos também que o Laboratório de Águas do Controle de Qualidade do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) avalia a condição dos corpos hídricos existentes (poços, nascentes, rios, córregos) e da água tratada distribuída à população de Indaiatuba, através de coletas e análises, de acordo com a legislação vigente, esse procedimento garante a qualidade da água que chega a cada residência em nosso município.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

Imagem de capa:Reprodução

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: