Saúde e Bem Estar

Manga faz mal para diabetes? Descubra

Redação
Escrito por: Redação

Na busca constante por uma qualidade alimentar, as frutas, legumes e verduras são unanimidade, sobretudo no que se refere a algumas doenças. No caso da diabetes, o consumo de fruta pode ser indicado ou proibido, dependendo, principalmente, do tipo da fruta. No que diz respeito a manga, muita gente se questiona se ela faz bem ou mal para quem tem o diabetes. Essa dúvida será sanada na sequência!

Pela facilidade com que a manga é encontrada, incorporá-la no cardápio diário não envolve qualquer dificuldade. Outra vantagem vem do sabor, já que, diferente de outros ingredientes que são benefícios para o controle da diabetes, a fruta é bastante saborosa. Como se ainda não bastasse, a manga traz muitas outras vantagens para a saúde do paciente como um todo.

A manga é uma fruta originária do sul da Ásia, porém, foi introduzida na cultura de várias outras localidades a partir do século 4 a.C. Rapidamente a manga foi se adaptando em todo o mundo pela facilidade no cultivo e sabor agradável. A regiões com clima tropical e subtropical são as que apresentam melhor facilidade para o cultivo da manga.

Quem tem diabetes pode comer manga?

manga é rica em açúcar natural, porém, o consumo entre os pacientes diabéticos deve ser acompanhado pelo médico. Mesmo sendo uma fruta recomendada, comer em excesso pode trazer sérios danos para a saúde do diabético. De acordo com o site DiabeTV, “consumir muita manga pode levar a picos prolongados de níveis de açúcar no sangue e causar os piores sintomas do diabetes”.

Em contrapartida, ainda segundo o site, “se a manga for consumida nas porções corretas, seus benefícios são incríveis”. Geralmente o indicado é que a quantidade não ultrapasse as 100 gramas, o que representa 13 gramas de carboidratos. Na avaliação médica, o fator de risco que é levado em consideração são os efeitos da fruta no organismo, independente se a diabetes é do tipo 1 ou 2.

Ainda em relação ao consumo da fruta, comer a manga in natura é mais vantagem para o diabético do que na forma de suco. Isso é explicado pela quantidade de manga necessária para se obter um copo da bebida. Ainda em relação ao paciente diabético, consumir a fruta antes da realização de atividades físicas traz vantagens em relação a própria atividade e ao funcionamento do corpo.

Manga x diabetes

Segundo o site Health Unlocked, relacionado a Associação Nacional de Assistência ao Diabético, as pessoas com diabetes podem comer as frutas que desejarem, inclusive a manga. Dúvidas em relação a esse ponto surgiram a partir da associação com o índice glicêmico dos alimentos e à maneira como funciona o metabolismo das pessoas com diabetes.

“Como as frutas são ricas em fibras solúveis e insolúveis, parte de seus carboidratos não são absorvidos na corrente sanguínea, e os que são, fazem isto lentamente. Isso evita que se apresentem os perigosos picos de açúcar no sangue. Quanto maior a quantidade de fibras de um alimento, menor o índice glicêmico (efeito do alimento no açúcar no sangue), e melhor é este alimento para quem sofre de diabetes”, diz o site.

Para que fique mais claro, uma porção de 100 gramas de manga fornece apenas 50 calorias, sendo aproximadamente 13 gramas de carboidratos, 1 grama de proteínas. Ela também é rica em fibras. Só para se ter ideia, em 100 gramas de manga são encontradas 2 gramas de fibras. Mediante todos esses pontos, o paciente com diabetes não deve consumir mais do que 100 gramas da fruta.

Já em relação ao Índice Glicêmico (IG) – que está diretamente relacionado com o nível de açúcar no sangue e a maneira com que determinado alimento irá afetar a mesma – ele varia de acordo com a composição de cada alimento. A manga possui IG considerado moderado, já que está entre 60 e 85. Vale lembrar que o carboidrato é o maior responsável pelo aumento da glicemia.

Benefícios da manga para a saúde

Uma série de fatores faz com que a manga seja um alimento benéfico para a saúde do ser humano. Ela é conhecida pelo seu sabor adocicado que agrada a muitos paladares, talvez seja por isso que ela se tornou bastante popular no Brasil. A manga pode ser encontrada em diferentes variedades de cor e tamanho, porém, por ser uma fruta fibrosa, além de ser sumida in naturatambém entra no preparo de alguns sucos e sobremesas.

A fruta é rica em vitaminas do complexo A, B, C, E e K, além de minerais como o cálcio, zinco, potássio, ferro e magnésio. A manga fresca possui 60 calorias a cada porção com 100 gramas. Por conter antioxidantes como quercetina, isoquercitrina, fisetina, astragalin e ácido gálico é indicada na prevenção de alguns tipos de câncer, justamente por funcionar como uma proteção contra os radicais livres.

Por ser uma rica fonte de fibras, a manga também auxilia na digestão, mantendo o intestino limpo e saudável; por compor mangiferina, a fruta ajuda na diminuição do colesterol ruim. O polifenóis, também encontrados na manga, reduz o acúmulo de gordura nas artérias. A manga possui antioxidantes que retardam o envelhecimento natural das células, sobretudo da pele, ajudando também na cicatrização de acne.

Veja mais benefícios da manga

Pelo que já deu para ver até agora, incluir a manga na dieta é um bom negócio para a saúde. Porém, os benefícios relacionados a essa fruta não param por aí. A manga melhora as funções cerebrais, sobretudo no que diz respeito a comunicação das células nervosas. A concentração, controle do estresse e humor também são influenciados pelas substâncias presentes na fruta.

Pesquisa sobre os benefícios da manga para o controle do diabetes

De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), a manga é uma fruta que auxilia no tratamento do diabetes. Isso porque ela possui uma fibra solúvel conhecida por pectina, conhecida por reduzir a glicose, melhorando os níveis de açúcar no sangue. Isso acontece porque ela retarda a digestão de amido e outros polissacarídeos.

Já de acordo com a American Diabetes Association, a manga é considerada um alimento imprescindível para a dieta do paciente com diabetes. Essa indicação vem pela própria fonte de vitaminas que a fruta contém, tais como vitamina C, potássio, fibra, sais minerais e antioxidantes. Por ser constituída de açúcares simples, o corpo os absorve com mais facilidade. Com informações do Remédio caseiro/R7

Imagem de capa: depositphotos

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: