Sem categoria

Mais de 10 mil pessoas passaram pelo Parque da Criança durante inauguração

Gilson Azevedo
Escrito por: Gilson Azevedo
Parque foi inaugurado no feriado (12) e aberto ao público na sexta-feira (13)

Está aberta a temporada de diversão. O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) inaugurou na quinta-feira (12) o Parque da Criança, repleto de atrações aquáticas gratuitas à população. Mais de 10 mil pessoas passaram pelo local durante a festa de inauguração, que contou com show do Koringa, distribuição de pipoca e algodão doce. O deputado estadual Rogério Nogueira (DEM) prestigiou o evento ao lado de autoridades locais.

Antes do descerramento da placa inaugural o prefeito explicou ao público que o Parque da Criança foi projetado há alguns anos atrás, quando ele ainda era secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente. “Desde o início, projetamos esse espaço para ser um diferencial de lazer para a população, mas hoje posso dizer que ficou muito melhor do que esperávamos. Mais uma vez Indaiatuba sai na frente, porque em nenhuma cidade brasileira tem um parque aquático público desse porte”, informou.

Gaspar continuou falando sobre como Indaiatuba tem se destacado nesse período de crise. “Se hoje conseguimos inaugurar esse parque maravilhoso para vocês, no meio dessa crise toda que o país está atravessando, é porque em Indaiatuba nós temos planejamento, temos gestão eficiente de recursos. Muitos prefeitos vêm para Indaiatuba para saber o que tem de diferente aqui na cidade, o que faz Indaiatuba se destacar e continuar se desenvolvendo. Enquanto as outras cidades estão fechando hospitais, aqui nós vamos entregar um novo hospital com a ampliação do Haoc, e uma nova UBS, em construção no Jardim Camargo Andrade”, ressaltou. “Aqui a coisa funciona”, acrescentou.

O prefeito avisou, ainda, que em novembro vai entregar a Pista de Skate, que foi toda remodelada, em dezembro será inaugurada a nova Rodoviária, e em janeiro o Centro Dia e Instituto de Longa Permanência do Idoso, entre tantas outras obras em andamento na cidade.

O deputado Rogério Nogueira também falou sobre o desenvolvimento contínuo da cidade e do seu trabalho junto ao Governo do Estado em busca de recursos para que o município continue nesse ritmo de crescimento. “Indaiatuba não para, a cidade funciona, inaugura e cuida de verdade do cidadão indaiatubano”, resumiu.

O atual secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente, José Carlos Selone, falou de sua satisfação de fazer parte de uma equipe preocupada com a cidade como um todo, e que trabalha em prol da população. “Temos serviços de saúde de qualidade, educação de qualidade, excelentes programas sociais, e também de esporte e lazer. Hoje estamos inaugurando mais esse espaço, que realmente é um diferencial na cidade, e vocês precisam nos ajudar a cuidar dele. Usem e nos ajudem a cuidar”, reforçou.

Para o presidente da Câmara Municipal, Hélio Ribeiro (PSB), o Parque da Criança vem completar o Parque Ecológico. “Esse espaço maravilhoso é mais um cartão postal de Indaiatuba. Cuidem desse Parque, que é de vocês”, avisou.

A inauguração contou também com as presenças dos vereadores Silene Carvalhini; Edivaldo Bertipaglia; Luiz Alberto Pereira, o Cebolinha; Luiz Carlos Chiaparini; Massao Kanezaki; João de Souza Neto, o Januba; Jorge Luiz Lepinsk, o Pepo; Adeilson Pereira da Silva, o Figura; Ricardo França; Alexandre Peres e Arthur Spindola, além dos secretários municipais.

 

Aberto

O calor intenso do fim de semana colaborou para a diversão molhada e os três primeiros dias de funcionamento do Parque da Criança foram bem tranquilos. O Parque recebeu quase a totalidade dos agendamentos e quem compareceu teve a oportunidade de se divertir muito, sem grandes filas.

De acordo com informações do secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, tudo funcionou dentro do esperado. “Só acho importante esclarecer que o adulto cadastrado como responsável precisa acompanhar a criança na parte aquática, por isso também precisa de exame médico. Outra coisa que acho importante avisar é que o acesso ao Parque da Criança é livre, não exige cadastramento. Somente para a visita à parte do toboágua e da piscina com as atrações aquáticas é que exigimos o cadastramento e o exame médico”, explicou.

Até agora a Prefeitura já registrou cerca de 15 mil pessoas cadastradas no sistema, entre crianças e adultos responsáveis. Desse total, a metade já está com a visita agendada para o Parque Aquático.

O cadastro e o agendamento das visitas são realizados exclusivamente pelo site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br desde o dia 28 de setembro. O acesso à parte molhada do Parque da Criança será permitido apenas a crianças de até 15 anos e 11 meses de idade, acompanhadas dos pais ou de um adulto responsável.

O horário de funcionamento é de quarta a domingo, das 8h às 19h, inclusive aos feriados. Já o acesso ao Parque Aquático é dividido em dois períodos, de manhã das 9h às 12h, e à tarde das 13h30 às 16h30, para não misturar crianças de 0 a 11 anos com adolescentes de 12 a 15 anos.

Às quartas-feiras são atendidas crianças de 0 a 11 anos, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Às quintas, das 9h às 12h haverá atendimento institucional destinado a escolas e entidades, e das 13h30 às 16h30, crianças de 0 a 11 anos. As sextas-feiras estão reservadas para adolescentes de 12 a 15 anos de idade, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Os sábados e domingos são exclusivos para crianças de 0 a 11 anos, tanto das 9h às 12h, como das 13h30 às 16h30. Nas segundas e terças-feiras o Parque fica fechado para manutenção.

Parque

Implantado no Parque Ecológico, na altura do Jardim do Vale, o sistema de lazer ocupa uma área de 22.155 m². Desse total, 3.501m² são exclusivos do Parque Aquático, que é cercado e possui uma portaria própria para controle do acesso apenas para pessoas previamente cadastradas. Podem utilizar o Parque Aquático menores de idade de 0 a 15 anos e 11 meses acompanhados dos pais ou de um adulto responsável. A apresentação de exame médico é obrigatória.

A grande atração da parte molhada é o toboágua com 60 metros de comprimento. São quatro escorregadores que conduzem a uma piscina medindo 10x14m de área, e um metro de profundidade. A altura mínima exigida para o uso do tobogã é de 1,20m.

A parte aquática conta ainda com uma lâmina de água medindo 30 por 50 metros de área e 30 centímetros de profundidade, com escorregadores em formato de animais, cachoeira com balde gigante, chuveirões em formato de cogumelos, bengalas e esguichos de água por todos os lados.

O Parque Aquático também contará com banheiros, vestiários e armários para guarda-volumes. No caso dos armários, para a utilização será necessária apresentação de um documento com foto, que ficará retido até a devolução da chave.

Na área seca do Parque da Criança, com 18.654m², o acesso é livre. É nessa parte que estão instalados 12 quiosques com mesas e bancos para piquenique, labirinto verde, playground em grama sintética com brinquedos temáticos em fibra, com livre acesso a todo o público.

A lanchonete e a tirolesa também ficam nessa área, mas ainda não estão funcionando. Assim como os pedalinhos do Parque Temático, a tirolesa será administrada pelo concessionário da lanchonete, cujo processo de licitação está em andamento. Essa atração é para quem gosta de aventura. A tirolesa tem 120 metros de comprimento e atravessa o lago do Parque Ecológico no sentido do Parque Temático, onde foi construída uma ponte.

As salas de administração e de apoio e a Enfermaria ficam ao lado da portaria. O estacionamento tem capacidade para 100 veículos.

Exame médico

A apresentação de exame médico na entrada do Parque Aquático é obrigatória. Após o agendamento o usuário deverá escolher um dos núcleos esportivos disponibilizados pela Secretaria de Esportes para fazer a carteirinha do exame médico, levando uma foto e documentos pessoais (RG e CPF). O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto em horários reservados à realização do exame. Para os usuários que já possuem a carteirinha, porque utilizam outras piscinas da Prefeitura, basta manter o exame médico atualizado.

Confira os locais e horários para a realização do exame:

– Centro Esportivo Califórnia – 2ª feira – 11h às 11h30;

– Parque Corolla – 2ª feira – 10h às 10h40;

– Rêmulo Zoppi – 5ª feira – 15h às 15h30;

– Centro Esportivo do Trabalhador – 2ª feira – 10h30 às 11h; 3ª feira – 08h às 08h30                                 – Sábado – 07h às 7h30.

É preciso comparecer de maiô ou sunga.

Fotos: Eliandro Figueira  RIC/PMI  e Laís Fernandes RIC/PMI

Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Indaiatuba.

Sobre o autor

Gilson Azevedo

Gilson Azevedo

Simplesmente apaixonado por boteco.
Contato: [email protected]

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: