Arquitetura e Design Paula Figueiredo

Inspire-se na obra da Artista Plástica e Ilustradora Ligia Fascioni

Paula Figueiredo
Escrito por: Paula Figueiredo
Foi com muita alegria que recebi a resposta de Ligia Fascioni permitindo que eu divulgasse aqui o seu belíssimo trabalho.

Não nos conhecemos pessoalmente mas temos em comum um amigo, o Professor Engenheiro Ênio Padilha e assim eu acompanho os  trabalhos de Ligia Fascioni e me emociono em ver tanta delicadeza e cores magníficas.

Compartilho agora com  vocês um pouco da Ligia Fascioni que é engenheira eletricista, mestre em  engenharia elétrica na área de automação e controle industrial,especialista em marketing e doutora em engenharia de produção e sistemas com foco em gestão integrada do Design.

                             LigiaFascioni-rosa2 Chapeu

Ela tem oito livros publicados e atua como consultora e palestrante .

Reside em Berlin, Alemanha desde 2011 onde é sócia de uma start-up de tecnologia

Aqui vamos mostrar o lado artístico de Ligia que se apaixonou pelo multicolorido.

Ela conta que desenha desde que se conhece por gente, desenhava no papel para embrulhar pão, nas embalagens, em todo tipo de papel disponível. Apesar de não ter aprendido técnicas foi uma autodidata com materiais descobrindo técnicas com giz pastel oleoso , lápis aquarela e desenhar com bico de pena e nanquim .

LigiaFascioni-touca3.

Sua primeira exposição foi em 1989 quando já cursava  a universidade numa exposição do hall da reitoria.

Ao longo de sua carreira como amadora ilustrou livros seus  e de terceiros, pintou um grande mural em Florianópolis SC e teve trabalhos em grandes formatos expostos  em Belo Horizonte e também Florianópolis.

Sempre produziu muito, mas principalmente para  consumo próprio. As casas onde morou tinham as paredes decoradas com seus desenhos.

Estava satisfeita com sua produção particular até que se mudou para Berlin e teve que se reinventar profissionalmente.

Já havia feito isso algumas vezes mas o desafio agora era maior, um país de uma cultura muito diferente e outra língua.

LigiaFascioni-turbante2

Com uma vida bastante ativa e viajando para o Brasil algumas vezes por ano para ministrar  cursos e palestras queria algo que tivesse um significado maior para  a construção da identidade da cidade que decidiu adotar como sua casa .

Inicialmente começou com o projeto “Wesen Berlin “ que eram personagens berlinenses vindos de outro planeta fazer um sabático na cidade e tomavam a forma de almofadas para poder participar com mais facilidade da vida  das pessoas o projeto está em busca de um investidor e ela está se divertindo muito com ele.

Foi passeando pela cidade com os Wesen é que as pessoas perguntavam à Ligia se ela era a  artista que os tinha desenhado aí ela se deu  conta que podia fazer algo  que as pessoas  gostavam e identificavam como valor.

Foi  então que flanando pelos parques e ruas , como sempre faz, e fotografando o cotidiano ela se deparou com as lascas que caíam do trecho do muro de Berlin no Mauerpark . Ficou maravilhada e teve  a ideia de usar as imagens como fundo de seus desenhos.

LígiaFascioni-linha2 Balance

Sempre preferiu desenhar mulheres e acredita que o momento é bastante oportuno para representar suas irmãs pois nunca as mulheres se uniram tanto para se proteger, lutarem por seus direitos e ficarem mais fortes.

Ligia possui um portifólio virtual, um perfil no Instagran só para seus desenhos.

Seu trabalho se divulgou rapidamente e hoje tem mais de trinta publicações em diversas línguas .

Seu trabalho como Artista Plástica será cada vez mais admirado e apresentamos aqui alguns deles para que conheçam a delicadeza e a sabedoria que envolve cada um deles .

Arquiteta Paula Figueiredo –www.arquitetapaulafigueiredo.com.br

CAU A7476-4

Email paulafigueiredow@uol.com.br

Sobre o autor

Paula Figueiredo

Paula Figueiredo

Arquiteta Paula De Figueiredo Crivelenti Walther Portes.
Formada na Universidade de Mogi das Cruzes em 1981, realizando projetos em várias localidades, atualmente atuante em Indaiatuba e região desde 1996.
CAU: A7476-4

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: