Jane Rezende Saúde

A importância da creche no desenvolvimento infantil

Jane Rezende
Escrito por: Jane Rezende

Por Jane Rezende – Sabemos da importância de uma creche hoje em dia na vida de uma família devido à necessidade dos pais trabalharem fora, mas sabemos da importância que é a convivência dessa criança em formação com a família para seu pleno desenvolvimento cognitivo, emocional e psicológico na fase inicial de sua vida e que ideal seria até uma média de 5 anos, embora hoje em dia se preconize as crianças irem cedo para creches ou escolas. A mulher por precisar trabalhar fora apresenta a necessidade de deixar seu filho em local seguro em todos os aspectos e hoje as creches desenvolvem esse papel

Uma boa creche sempre ajuda a estimular todos os aspectos do desenvolvimento infantil e quando estas crianças se encontram em ambiente diferente ao seu familiar deve-se considerar a importância que é o relacionamento das mesmas com pais e cuidadores, para um bom desempenho na creche, pois o educador junto e outros profissionais serão responsáveis pela formação geral dessas crianças tomando-se como objetivo maior os relacionados a alimentação, emoção, comportamento. O saber ouvir, perceber a criança em seus estágios de desenvolvimento neuropsicomotor, brincar é de capital importância para o desenvolvimento da auto estima, segurança e saúde como motivação para esta criança  deixar a convivência do seu lar sem muito sofrimento.


A primeira preocupação dos pais em relação à iniciação da Creche dos seus filhos é a adaptação e para os educadores a preocupação maior é com o bem estar, acolhimento e aprendizado da criança, portanto é importante a interação creche- família com objetivo de haver uma relação de confiança e segurança.
Sabemos que educar crianças é uma tarefa difícil, conflituosa por vezes tanto para os pais como para professores e cuidadores, portanto uma educação que possibilite a criança, construir através de uma boa experiência o seu conhecimento de um mundo equilibrado, amoroso, interativo com a família, amiguinhos e cuidadores trará segurança, equilíbrio emocional para elas, associado ao desenvolvimento de uma boa moral, como a construção de novas relações.
Um tópico importante em relação à creche é sua condição no ambiente. Deve se considerar que não é fácil para os pais e a criança esta fase de desprendimento principalmente da mãe pois a mulher hoje na maioria das vezes necessita se afastar do lar pela necessidade do trabalho.
¨A creche além de desenvolver um papel importante com as crianças, de acolhimento e educação, consegue transpassar o sentido da vida e do sentimento mostrando um mundo de novas experiências em que será possível ampliar o horizonte.

Portanto, cada criança dever ser vista como um Ser único e claro ideal se ter um procedimento personalizado, como também cada pai e mãe deve ser visto como Ser único também.
A relação básica creche família está baseada  no diálogo para melhor acompanhar o desenvolvimento da criança.

As atividades que requerem um maior esforço físico é necessário e deve se observar e respeitar cada desenvolvimento neuro motor, mas não deixar de ter atividades que ajudem no reforço do desenvolvimento físico.

Através de brincadeiras desenvolver a criatividade e o raciocínio, desenvolver a leitura de acordo com a idade não se exigindo da criança o que o seu cérebro ainda não está preparado para realizar por haver risco de a criança desenvolver a crença da não capacidade, sentir-se com dificuldade de desenvolver atividades.

A alfabetização ajuda no desenvolvimento de habilidades, ajudando no futuro às crianças adquirirem o hábito da leitura, desenvolvimento de vocabulário facilitando sua expressão, sua comunicação.

Frente a alimentação esta deve ser equilibrada, orientar na educação nutricional tanto as crianças quanto as família quando necessário, promovendo um bom desenvolvimento neuro motor, psicológico e saúde.

Logo a conscientização da necessidade de colocar uma criança na creche de forma precoce por parte dos pais, como a conscientização da creche que recebe esses seres precomente em desenvolvimento cada um com seu papel bem delimitado e em conjunto ajudará essas crianças desenvolverem, crescerem com mais equilíbrio.

Não devemos esquecer que educação sempre é no lar. A escola, cuidadores e professores ajudam no processo.
Imagens: Reprodução

Sobre o autor

Jane Rezende

Jane Rezende

Jane Rezende é médica pediatra.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: