Entretenimento

Hilda Hilst será homenageada na Flip 2018

Redação
Escrito por: Redação

A escritora brasileira Hilda Hilst será a homenageada da 16ª Festa Literária de Paraty, que acontece de 25 a 29 de julho de 2018. Essa é a terceira vez que a feira de literatura escolhe uma mulher como homenageada. Antes, Clarice Lispector e Ana Cristina Cesar também foram centro dos debates da Flip.

O anúncio foi feito pela organização do evento nesta terça-feira (5). Em 2017, a feira homenageou o escritor Lima Barreto.

Em nota, o diretor geral da Flip, Mauro Munhoz, atribui a homenagem a Hilda Hilst ao fato de sua obra “extrapolar fronteiras”.

“Assim como os outros poetas brasileiros, leu Drummond, Bandeira e Cabral, mas leu também Fernando Pessoa, o francês Saint-John Perse e o alemão Rainer Maria Rilke. O resultado é uma literatura inovadora do ponto de vista da linguagem que exerce, por exemplo, forte influência na cena da dramaturgia brasileira de hoje”, disse.

Joselia Aguiar, curadora da Flip desde a edição deste ano, afirma que a feira de 2018 vai manter a preocupação em ter autores e autoras plurais. Em 2017, a Flip teve recorde de escritoras e escritores negros, que representaram 30% dos convidados. Racismo e preconceito estiveram na pauta ao longo de toda a festa. Questões de gênero também (pela primeira vez, havia mais mulheres do que homens no programa).

A curadora também vê semelhanças entre as obras de Hilda Hilst e Lima Barreto.

“Ambos foram transgressores, cada um a seu modo e em seu tempo e se dedicaram à escrita de modo tal que ultrapassaram o limite do que era esperado de cada um: ele como autor negro de baixa renda, ela como mulher livre numa sociedade que não estava acostumada a isso”, diz Joselia Aguiar.

Vida e obra

Hilda Hilst nasceu em Jaú, no interior de São Paulo, em 1930. E morreu em 2004. Em sua carreira, escreveu poesia, ficção, teatro e crônica, passando por temas como “o amor, o sexo, a morte, Deus, a finitude das coisas e a transcendência da alma”.

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: