Delson Luiz F. Leite Transformação Digital

Google analytcs: você precisa conhecê-lo agora ou sua empresa ficará para trás

Delson Luiz
Escrito por: Delson Luiz

Por Delson Luiz F. Leite – Se você tem um site e ainda não conhece o GA, precisa conhece-lo agora ou a sua empresa ficará para trás. Com ele é possível obter informações importantíssimas sobre o desempenho da sua página na internet e estabelecer estratégias de marketing ainda mais eficazes.

Se em algum momento existiu internet sem os benefícios que o Google Analytics pode nos oferecer, não nos lembramos mais. É que o sistema de monitoramento de tráfego do Google se tornou tão importante para o dia a dia de um site de uma marca que é bem difícil imaginar manter uma página de sucesso na Internet sem ele.

Além de de gratuito, esse mecanismo pode ser usado por qualquer pessoa ou empresa que tiver uma página ou e-commerce no ar. Ele monitora informações como quantas visitas o seu site recebe, de onde vêm essas visitas (Google, Redes Sociais, e-mail, etc.) as regiões que mais acessaram seu site, quais são as páginas mais acessadas, a idade das pessoas que leem o seu site, quantas pessoas estão on-line em determinado momento e até mesmo o gênero destas pessoas. Os dados coletados pelo GA são tão importantes que quem tem um site precisa acompanha-lo diariamente. Com as informações coletadas pelo GA, é possível analisar a maneira como os visitantes de um site se comportam em relação a ele, se as suas ações de marketing estão dando certo e até mesmo programar campanhas. Essa análise é indispensável para a Gestão do Negócio no mercado. Saber analisar essas informações e utilizá-las a seu favor é muito importante, porém poucos conseguem fazê-lo com qualidade. Para que você consiga desfrutar da maioria das funcionalidades do Sistema e decifrar cada número em prool do seu negócio, nas páginas a seguir explicamos como o Google Analytics funciona e como fazer dele um grande aliado para p sucesso de sua empresa na Internet. O mais bacana é que o serviço pode ser usado por qualquer pessoa que tem um site – vale lembrar que é sempre melhor criar uma conta específica para isso, não misture o seu e-mail pessoal, ok? Outro fator positivo do GA é que é possível fuçar à vontade até aprender a usar as suas funcionalidades, pois nada que fizer trará problemas ao site.

MUITO ALÉM DOS NÚMEROS

Incluir o Google Analytics em seu site vai muito além de acompanhar números indecifráveis. Ele é a porta de entrada para a sua página na Web e para que você consiga conquistar o sucesso que tanto deseja!

O Google Analytics é um serviço gratuito de monitoramento de sites oferecido pelo Google, no qual é possível ter estatísticas concretas de desempenho da sua página na Internet. Para começar a usá-lo, basta ter uma conta do Google (Gmail). Ao cadastrar um site, você recebe um código para inserir na página cadastrada. Se você tem boas noções de HTML, conseguirá instalar o código sem problemas, pois é só copiar e colar de acordo com as instruções do Google (ensinarei a criar sua conta a seguir). Esse código contém um identificador único e, toda vez que alguém visita o site, o seu navegador roda esse identificador, registrando os dados do seu computador nas estatísticas dele. Esse processo é repetido sempre que o site for acessado. O Google Analytics foi criado para auxiliar os donos de sites a otimizar suas campanhas e para o Google Adsense. O GA tornou possível mensurar exatamente o resultado de uma campanha de marketing na Internet e determinar por meio do ROI (Retorno do Investimento) qual foi o lucro daquela companha. Ele foi um dos fatores determinantes pelo qual p marketing digital se tonou mais ´eficiente´ do que o tradicional, pois graças a ele foi possível mensurar os números conquistados com diferentes campanhas e ações. Um dos grandes erros dos criadores de sites é achar que instalar o GA fará que todos os seus problemas sejam resolvidos. As coisas não são bem assim… O Google Analytics irá mostrar exatamente o que é preciso para alavancar um site. O site oferece uma série de informações, com as quais é possível tirar uma conclusão a respeito do comportamento do seu público. É por isso que é tão importante saber explorar todas as funcionalidades que ele oferece, caso contrário ele será apenas um site com números confusos. O GA é uma ferramenta poderosa, mas só com o tempo você irá aprender quais são os dados mais importantes do site. O ideal é definir um objetivo e começar aos poucos para não se perder ao deparar com os relatórios.

PRINCIPAIS RECURSOS

Em um primeiro momento, fazer login no GA pode ser um pouco assustador pela quantidade ne números e gráficos que vão aparecer. Pois é, o que não faltam nele são ferramentas para uma análise ainda mais completa.

Para não se perder, entenda o que é possível descobrir acessando o Google Analytics:

  • Número total de visitantes, visitante único e visitante que retornaram ao site;
  • Origem do tráfego (de onde estão vindo os acessos que chegam ao site);
  • Metas (quais as metas traçadas para o site que foram atingidas;
  • Resultados do e-commerce (desempenho da sua loja virtual);
  • Marketing (quais campanhas de Marketing proporcionaram melhor resultados);
  • Mídias Sociais (quais de suas ações em Redes Sociais lhe trazem mais acessos).

ENTRE JÁ PARA O GOOGLE ANALYTICS

Para desfrutar dos benefícios que o GA pode trazer para a sua empresa, é preciso como já disse criar uma conta. Veja como criar a sua e usar os dados para melhorar o desempenho na Internet!

Passo1 – Crie uma conta no Google para seu site preenchendo o formulário;

Passo2 – Acesse o site do Google Analytics com sua conta e clique em ´inscrever-se´;

Passo3 – Preencha todos os campos com os dados do seu site. (muita atenção nesta etapa);

Passo4 – Ao finalizar o seu cadastro, você precisará de um código. Para consegui-lo, crie-o em ´Código de Acompanhamento´, copie-o e insira-o em todas as páginas do site.

TENHA PACIÊNCIA

Nos primeiros dias é muito comum os novos usuários terem um choque por entrarem no GA e não encontrarem nenhum acesso nas estatísticas. Isso acontece porque o seu site demora um tempinho para ser indexado nos mecanismos de buscas. Lembre-se de que apesar de ser muito eficiente, estamos lidando com uma máquina que precisa de tempo para processar algumas informações. O Google Analytics pede de 24 a 48 horas para conseguir dados suficientes para gerar um relatório, portanto tenha paciência.

PERDEU O SEU CÓDIGO

Não conseguiu instalar o seu código ou deixou para fazer mais tarde, mas acabou perdendo o link ou algo nesta linha? sem problemas, é possível gerar um código novamente! Para isso, você precisa clicar na aba Administrador no topo direito do site e depois em ´Código de Acompanhamento´. Depois disso, é só instalar o código em seu site e começar a desfrutar dos benefícios do Google Analytics.

Bom fico por aqui, semana que vem darei continuidade abordando como explorar o Google Analytics não percam…

Forte abraço e até lá…

Delson Luiz F. Leite.

Consultor Executivo de Transformação Digital     www.einsofti.com

Sobre o autor

Delson Luiz

Delson Luiz

Consultor Executivo TI – formado pela Universidade Mackenzie em Engenharia da Computação, Pós Graduado pela USP Escola Politécnica em Administração, 56 anos dos quais 40 em TI consolidada experiência em TI – Consultoria e Assessoria em Operação, Segurança, Desenvolvimento, Suporte e Treinamento, atuando em organizações de renome como: EDS 1.989-1991 e 2001 -2003, HP Hewlett Packard 1.995-1996, Andersen Consulting/Accenture 1997-2001, Compuware 2004-2005, Siemens IT 2.006-2009, Lógica/CGI 2011-2015 e desde 2016 é CEO da EinSofTI Tecnologia da Informação (Indaiatuba SP) especializada em Consultoria em Transformação Digital (Cloud Computing + Inbound Marketing) e Serviços especializados em Software.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: