Delson Luiz F. Leite Transformação Digital

Google AdWords: descubra como funciona a rede de anúncios mais usada no mundo

Delson Luiz
Escrito por: Delson Luiz

Por Delson Luiz F. Leite – Descubra como funciona a rede de anúncios mais usada no mundo e como fazer parte dela para que a sua empresa tenha um alcance ainda maior na Internet!

Imagine ter um alcance gigantesco de público com um anúncio feito na Internet. Incrível, não é? Mas você deve estar pensando “Isso custa muito caro para a minha pequena empresa”, certo?  É aí que você se engana. O Google AdWords foi criado com esse objetivo! Não é à toa que ele é um sucesso absoluto e pode ser encontrado em quase todos os sites da Internet.

O Google Adwords é um sistema de links patrocinados, que permite que qualquer empresa utilize os seus serviços. Nele, os anunciantes inserem os anúncios que desejam ver publicados nos resultados de busca do Google e na sua rede de parceiros. E, para a publicação, eles pagam um valor por clique que caria de acordo com a concorrência pela palavra-chave escolhida.

O melhor é que para aderir a esse serviço é muito prático, sendo preciso apenas um cartão de crédito e uma conta no Google. É o anunciante quem escolhe quando quer e pode investir em cada campanha, por isso é uma ótima pedida para quem está começando e tem pouco para investir.

Para quem tem um site e gostaria de incluir os anúncios do AdWords, bastam criar uma conta, entrar para a rede de parceiros do Google e incluir os códigos HTML em suas páginas. Simples, assim! Fazendo isso, cada vez que um usuário clicar em seu site, você automaticamente ganhará um valor simbólico pelo clique.

Essa é uma nova forma de publicidade que, quando bem usada, tem se mostrado muito efetiva para as empresas. Com ela é possível receber em seu site potenciais clientes por um custo muito baixo, já que o seu anúncio tende a aparecer para o público-alvo. Quer descobrir como usar o AdWords para criar campanhas eficazes para a sua empresa? Nas páginas seguintes, explicaremos como ele funciona, como criar a sua conta e começar a investir.

BENEFÍCIOS DO ADWORDS PARA A SUA EMPRESA

Para fazer uma análise mais eficaz do desempenho da sua página na web, é preciso saber o que são e para que servem as principais funcionalidades do site. Se você ainda não sabe, sem problemas, venha descobri agora!

Desde que o Google passou a fazer parte da vida dos brasileiros, é nítida a evolução tecnológica trazida com ele. Além do próprio site de buscas, também foram criados o Analytics e o AdWords, que mudaram o comportamento de marcas e empresas na Internet, facilitando as suas vidas e ciando novos mecanismos para que essas empresas aumentem as suas rendas. Se com o Analytics é possível obter informações para traçar estratégias de marketing, com o AdWords é possível ciar oportunidades que pequenos e médios negócios jamais teriam se ele não existisse.

O Google AdWords é um sistema de links patrocinados que funciona da seguinte maneira: os anunciantes se cadastram no site e pagam a quantia que tem disponível no momento para ver os seus anúncios publicados nos resultados de busca do Google e na rede de parceiros do AdSense (explicaremos melhor a seguir). O valor pago é escolhido pelo próprio anunciante e ele varia de acordo com a concorrência pela palavra-chave escolhida. É possível escolher quanto você quer pagar por dia, sem ter um compromisso com um gasto mínimo. O sistema de pagamento é baseado no CPC (Custo por Clique), em que o anunciante paga um valor específico apenas quando alguém clica em seu anúncio, ou seja, ele só paga quando o anúncio dele tem o objetivo avançado, que é atrair clientes potenciais.

Para entender como os anúncios são exibidos, explicaremos a seguir os dois principais mecanismos de distribuição.

ANÚNCIOS NOS RESULTADOS DE BUSCA NO GOOGLE

Como o nome já indica, eles aparecem nos resultados do buscador de acordo com a palavra-chave escolhida pelo usuário. Assim que ele digita uma palavra=chave no campo de busca, o AdWords localiza em sua rede de anúncios conteúdos relacionados àquele tema e os exibe na página de resultados, facilitando a vida do anunciante, mas, principalmente, do usuário que terá o que esta procurando a um clique.

ANÚNCIOS NA REDE DE PARCEIROS DO GOOGLE

Quando você entra em um Site ou Blog parceiro, consegue observar anúncios que estejam relacionados ao tema dele. Isso porque o Google permite que o seu parceiro utilize a tecnologia de gerenciamento de anúncios e, ao exibi-los, o dono ou editor do Site ganha um percentual do valor que o Google está ganhando por aquele anúncio, a cada clique que ele recebe. Com anúncios relacionados ao tema do Blog ou site, as chances de cliques são maiores, o que aumentam as possibilidades de ganhos para ele. Mas isso vale apenas para usuários com INPS diferentes, caso contrário o seu site pode ser penalizado, pois uma das regras claras é que se você for pego clicando em seus anúncios para gerar renda está sujeito a uma punição. Se as regras forem respeitadas, essa parceria com o Google é extremamente benéfica e muito justa.

Bom fico por aqui, semana que vem darei continuidade abordando o Tema ANÙNCIO EFICAZ não percam…

Forte abraço e até lá…

Delson Luiz F. Leite.

Consultor Executivo de Transformação Digital     www.einsofti.com

Imagens: Reprodução

Sobre o autor

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Delson Luiz

Consultor Executivo TI – formado pela Universidade Mackenzie em Engenharia da Computação, Pós Graduado pela USP Escola Politécnica em Administração, 56 anos dos quais 40 em TI consolidada experiência em TI – Consultoria e Assessoria em Operação, Segurança, Desenvolvimento, Suporte e Treinamento, atuando em organizações de renome como: EDS 1.989-1991 e 2001 -2003, HP Hewlett Packard 1.995-1996, Andersen Consulting/Accenture 1997-2001, Compuware 2004-2005, Siemens IT 2.006-2009, Lógica/CGI 2011-2015 e desde 2016 é CEO da EinSofTI Tecnologia da Informação (Indaiatuba SP) especializada em Consultoria em Transformação Digital (Cloud Computing + Inbound Marketing) e Serviços especializados em Software.

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