Delson Luiz F. Leite Transformação Digital

Ferramentas de marketing digital

Delson Luiz
Escrito por: Delson Luiz

Por Delson Luiz F. Leite – Temos inúmeras possibilidades, o que é um fator bem interessante quando se trabalha com Marketing Digital, as inúmeras ferramentas (Softwares) que ele oferece para que você possa alavancar sua empresa. Vou falar das mais utilizadas e opções de acordo com cada bolso, cada objetivo e necessidades de criar ações bem-sucedidas!

MARKETING DE CONTEÚDO

O CONTEÚDO PROPRIETÁRIO, é parte de qualquer estratégia de Inbound Marketing, que é uma maneira de engajar seu público-alvo e aumentar a Rede de Interessados/Clientes, com a criação de um conteúdo próprio e relevante a respeito de seu Negócio/Marca/Produto/Serviço ou Solução que sua empresa provém. Diversas são as formas de agregar valor ao seu conteúdo relevante para divulgação nas Redes Sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, YouTube, etc.), Blogs e Websites em forma de e-books, infográficos, etc.). É uma maneira de o consumidor criar uma percepção positiva e por que não de fidelizá-lo? – e se sentir motivado e sempre buscar pelas suas novidades. Portanto todo cuidado é pouco nesta tarefa. Pense sempre ´O que estou passando para o público com o conteúdo? É importante entregar informação útil, caso contrário não trará resultados.

INBOUND MARKETING

É um Método de eficácia comprovada em muitos casos de sucesso e tem sido utilizado por diversas empresas independente de seu ramo de atividade. Outro ponto bem interessante é que requer um baixo grau de investimento para que ele seja aplicado no dia a dia de um negócio. Nele, em vez de conseguir a atenção do consumidor com banners e publicidade paga, a empresa investe na produção de conteúdo útil e relevante para seu público específico, fazendo que haja o compartilhamento e, dessa forma, ocorra a divulgação. A intenção dessa metodologia é atrair a atenção do consumidor para o seu conteúdo, de forma que este consumidor se transforme em um visitante fiel de seu Website/Blog/Twitter … fazendo com que ele se torne na evolução um Cliente em potencial (Prospect) com interesse na maneira que sua empresa/Produto/Serviço ou Solução se posiciona no Mercado.

SEM (Search Engine Marketing)

Pouco se fala dele, porém é importante saber o que ele significa pois é um dos pilares do Marketing Digital. O SEM envolve em ações focadas em trazer resultados por meio de sites de busca (Google, Yahoo, etc.). Ele tem como objetivo colocar em destaque os sites e as suas páginas nas páginas de respostas dos buscadores. Ele abrange 2 itens a) o SEO, que são os resultados de busca orgânica, e os b) Os Links Patrocinados, que são pagos para aparecer em lugares específicos, como nos primeiros resultados listados pelo buscador.

  1. o SEO (Search Engine Optimization). Hoje é fato comprovado que a maioria das compras começa na pesquisa ao Google, e o SEO pode ajudar e muito nisso. Seu objetivo é melhorar a sua posição na busca orgânica dos buscadores, aquela que não é paga, pois aparecer nos primeiros lugares é uma ótima maneira de trazer público interessado no seu negócio gratuitamente. Em SEO eficaz envolve vários tipos de ações que incluem a otimização do seu Website para que ele funcione mais rápido, funcione no Celular dentre outros. Um SEO bem feito antes de palavras-chave, precisa de conteúdo de qualidade! Portanto, capriche no que irá produzir e pense sempre no que está passando para o seu público. Ele vai aproveitar algo disso? Se a resposta for Sim, você está no caminho certo!
  2. Os Links Patrocinados. Eles são links pagos para aparecer no topo de resultados de pesquisas em sites de busca através de palavras chaves específicas ditadas pelos consumidores. É possível segmentar estes anúncios de forma a alcançar diversos diferente públicos. Uma das grandes vantagens, além da segmentação que faz com que somente as pessoas que busquem pelo seu Produto/Serviço/Solução acessem sua página, é o valor que pode ser baixo, pois o anunciante escolhe quanto irá pagar pelo clique dados pagando somente pelas pessoas que acessaram seu Website/Blog.

 PUBLICIDADE NA MÍDIAS SOCIAIS

Este é o meio mais barato e eficaz de desenvolver o Marketing Digital, se a sua empresa não tem uma página nas Redes Sociais é melhor se mexer para mudar esse cenário, e rápido! Afinal, tão importante quanto a qualidade do produto/serviço/solução, a logística e a maneira como você vende é como você se relaciona com seu consumidor. As Redes Sociais, principalmente o Facebook e o Twitter, são CANAIS em que os consumidores comentam muito sobre o que consomem e o seu ´lifestyle´ incluindo as decisões do dia a dia, como comprar algo. Tente estar presente nas Redes Sociais onde seu público-alvo está, responda aos interessados (seus possíveis futuros Consumidores) de forma rápida e clara. O mais legal, você vai ver que o retorno é rápido e possibilita saber e instantes o que agrada ou não a seu AVATAR.

e-mail MARKETING

Outra forma extremamente eficaz de baseada em listas quente (obtidas através de páginas de captura ´Landing Pages´), não cometa o erro comum de comprar lista frias e basear seu trabalho nelas. A forma eficaz e correta de fazer e-mail marketing é atingindo as pessoas que se cadastraram para receber estes e-mails (evitando SPAM).

 GOOGLE ADSENSE

Nada mais é do que a Produção de Anúncio pago, onde as Redes distribuem estes anúncios em sites diferentes de acordo com o seu perfil e público-alvo, sem que o dono do site negocie diretamente com o anunciante. Atualmente existem vários tipos de Ad Networks, sendo um bem utilizado o Google Adsense, no qual o usuário faz seu cadastro no site, informa seus dados bancários, inclui o banner em seu site e ganha por clique no anúncio. Confuso? Não se preocupe mais a frente abordarei com mais detalhes este tema.

Vou ficando por aqui. Um abraço e

Até a próxima segunda ….

Delson Luiz F. Leite.

Imagem: Reprodução

Sobre o autor

Delson Luiz

Delson Luiz

Consultor Executivo TI – formado pela Universidade Mackenzie em Engenharia da Computação, Pós Graduado pela USP Escola Politécnica em Administração, 56 anos dos quais 40 em TI consolidada experiência em TI – Consultoria e Assessoria em Operação, Segurança, Desenvolvimento, Suporte e Treinamento, atuando em organizações de renome como: EDS 1.989-1991 e 2001 -2003, HP Hewlett Packard 1.995-1996, Andersen Consulting/Accenture 1997-2001, Compuware 2004-2005, Siemens IT 2.006-2009, Lógica/CGI 2011-2015 e desde 2016 é CEO da EinSofTI Tecnologia da Informação (Indaiatuba SP) especializada em Consultoria em Transformação Digital (Cloud Computing + Inbound Marketing) e Serviços especializados em Software.

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