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Entendendo o consumo dos isotônicos

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Escrito por: Marco Regadas

Por Marco Regadas – Durante as atividades físicas, o corpo humano perde uma grande quantidade de líquidos e sais minerais pelo suor e, caso essa perda não seja suprida, além de uma possível queda de rendimento, o indivíduo fica sujeito a uma série de problemas, como cãibras, aumento da frequência cardíaca ou da pressão arterial, diminuição da resposta muscular, desregulação térmica e, principalmente, a desidratação.

Segundo alguns nutricionistas, em práticas esportivas com menos de uma hora de duração e, dependendo da intensidade, a reposição dos líquidos perdidos pelo organismo pode ser feita apenas com água. Porém, em atividades com o tempo superior, o interessante é consumir isotônicos, pois além do líquido, este também repõem os sais minerais perdidos pelo suor e é absorvido pelo organismo mais facilmente.

As bebidas isotônicas são soluções cuja concentração de solutos (moléculas) é semelhante aos fluídos corporais, o que facilita a sua absorção pelo intestino. Em sua composição, além dos sais, também é encontrada a glicose, que é a principal fonte de energia para a musculatura durante o exercício.

Mas, para planejar bem a sua hidratação durante os treinos e as provas, alguns nutricionistas orientam o praticante a utilizar o método de pesagem, ou seja, o indivíduo deve se pesar antes e depois de cada treino, somar o peso perdido com a quantidade de líquido ingerida (perda total ocorrida durante o exercício), e como resultado terá a quantidade ideal de líquidos que deve ser ingerida. Caso seja muito complicado se pesar antes e depois dos treinos, eles sugerem que utilize a regra básica geral que é beber de 150 a 200ml de água a cada 20 minutos de treino e, a partir de uma hora de exercício, é interessante, além da água, consumir o isotônico.

Embora o papel principal do isotônico seja o de repor os líquidos e sais perdidos durante a atividade física, é importante que a hidratação comece antes da prática esportiva, com dois copos a mais de água nos dias que precedem uma competição ou treino e no dia um copo de isotônico dez minutos antes do início do exercício.

O isotônico é uma ótima opção para começar a atividade física hidratado e com energia, pois o sódio e o potássio encontrados na bebida otimizam a hidratação. Mas lembre-se que estas dicas e sugestões não se aplicam a todas as pessoas e o ideal é procurar profissionais adequados e devidamente certificados para uma correta orientação e planejamento, tanto nutricional como dos treinos.

Imagens: Reprodução/Internet

Sobre o autor

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Marco Regadas – Personal Trainer – Pós-graduado em Musculação e Personal pela Fefiso, certificado pelo CORE 360º, sócio proprietário da 4Life Treinamento Funcional.

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