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Entendendo o balanço energético

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Escrito por: Marco Regadas

Por Marco Regadas – O balanço energético é definido com à relação entre o total de energia consumida através dos alimentos e o total de calorias gastas, durante um determinado período. A ingestão calórica, o primeiro componente da equação do balanço energético, refere-se ao total de energia consumida através de alimentos sólidos e líquidos que pode ser metabolizada no corpo.

Podemos entender como nosso peso corporal varia analisando a seguinte equação: Variação do peso= total de calorias gastas – total de calorias ingeridas. Quando conseguimos consumir a mesma quantidade de calorias gatas nosso peso corporal fica estável. Essa é a situação ideal para adultos que se encontram com o peso dentro da faixa considerável saudável. Se aumentarmos a quantidade de calorias ingeridas e mantivermos o gasto calórico constante, vamos notar que o ponteiro da balança vai subir. Crianças em fase de crescimento, gestantes e atletas que desejam aumentar a massa corporal devem sempre deixar uma sobra de energia para atender suas necessidades específicas de crescimento tecidual, mas se começarem a ingerir uma quantidade maior que as necessidades a energia excessiva também vai se transformar em gordura.

Associar um aumento nas calorias ingeridas a uma diminuição no nível de atividade física é a maneira mais fácil de ganharmos uns quilinhos a mais e rapidamente nos tornarmos obesos, pois a energia extra vai se acumulando aos poucos e quando percebemos estamos bem acima do nosso peso. Nesta situação dizemos que nosso corpo esta em balanço energético positivo. Quanto maior a diferença entre as calorias ingeridas e o gasto calórico maior o ganho de peso e quanto mais tempo nos mantivermos com o peso acima mais difícil será a diminuição.

Assim para modificarmos esta situação temos que desiquilibrar novamente nossa balança e criarmos um balanço energético negativo. Podemos criar este balanço energético negativo diminuindo o total de calorias ingeridas, aumentando o gasto calórico através da atividade física, ou combinando as duas estratégias que é cientificamente comprovada ser a forma mais eficiente e saudável para diminuirmos o peso corporal.

O gasto calórico vai depender do tipo, intensidade e duração dos exercícios, que devem ser prescritos de acordo com os resultados obtidos na avaliação física, e planejados por um profissional de educação física. A definição do total de calorias e a determinação do cardápio é tarefa do nutricionista. Assim se você deseja resultado e preza pela sua saúde não se esqueça do segredo, exercício regular e bem dosado e reeducação alimentar.

Sobre o autor

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Marco Regadas – Personal Trainer – Pós-graduado em Musculação e Personal pela Fefiso, certificado pelo CORE 360º, sócio proprietário da 4Life Treinamento Funcional.

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