Educação

Enem: planejamento é a chave de um bom resultado

Escrito por: Rogerio Azevedo

Checar materiais na noite anterior, certificar-se do local de prova e controlar o tempo de resolução das questões é essencial.

Nos dois primeiros domingos de novembro, cerca de 6,7 milhões de candidatos vão disputar vagas do ensino superior pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a proximidade das provas, os concorrentes devem estar preparados e tomar alguns cuidados para realizar o exame com tranquilidade.

Para evitar transtornos no dia do exame, o ideal é conhecer bem o endereço do local onde as provas serão aplicadas e se planejar para chegar com pelo menos uma hora de antecedência.

Os exames começam às 13h, pelo horário de Brasília (DF). A partir daí, os candidatos devem estar nas salas e só podem sair na companhia de fiscais. A resolução das provas só começa às 13h30.

Com o horário de verão, que começou nesse domingo (15), os candidatos precisam calcular a hora para chegar ao local de provas de acordo com o fuso de seu estado. Outra dica é separar na noite anterior à prova a documentação e material necessários para o exame: um documento de identificação e caneta esferográfica preta.

Também é preciso prestar atenção à duração das provas: serão 5 horas e 30 minutos no primeiro dia, quando os inscritos fazem a redação; e 4 horas e 30 minutos para responder às 90 questões do segundo dia. Com isso, os candidatos podem dispender em média três minutos para resolver cada item. Com informações do Portal Brasil.

Enem em números

– 58 universidades federais aderiram Sisu

– 67 mil detectores de metal serão disponibilizados

– 59,3% dos inscritos já concluíram o ensino médio

– 58,6% das candidatas são mulheres

– SP é o estado com mais inscritos: mais de 1 milhão

Imagem: Suami Dias/ GOVBA

Com informações do Notícias ao Minuto

Sobre o autor

Rogerio Azevedo

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: