Educação

Domingo tem Enem: tire suas dúvidas com os Professores do Objetivo

Redação
Escrito por: Redação

No próximo domingo, 12 de novembro, estudantes de todo o Brasil, terão mais um dia de prova do Enem 2017.  O segundo dia está sendo considerado por muitos estudantes o mais difícil do exame, devido as temidas física e matemática. É importante conseguir uma boa nota, o Enem ajuda o estudante em muitas universidades, além de conseguir financiamento e bolsa de estudo.

Pensando em você o Z1 portal e a equipe de professores do Curso e Colégio Objetivo de Pirassununga, dão dicas importantes para a prova do próximo dia 12.

Biologia

A professora Elaine Stradioto, destaca 5 assuntos, que o candidato deve dar atenção numa última revisão:

1. Impactos ambientais: ações antrópicas e aquecimento global.

Preservação ambiental: Lixo – destino, reciclagem, compostagem e produção de metano.

Lixo – DESTINO: Reciclagem, compostagem, produção de metano

Plásticos nos oceanos e uso da água.

Uso da água

2. Biotecnologia: transgênicos, clonagem e teste de DNA.

3. Ecologia: conceitos ecológicos (Ex: população, comunidade, nicho ecológico, habitat, etc.) e cadeias alimentares.

4. Doenças: dengue, zika, chikungunya, esquistossomose, chagas, malária, etc

Agente etiológico, vetor, profilaxia.

5. Imunização: vacina/soro

Física

 O Enem exige que os alunos tenham domínio dos conceitos estudados pela Física e dos fenômenos físicos relacionados às experiências que vivemos no dia a dia como por exemplo o movimento dos corpos, a eletricidade, o magnetismo e a energia em suas várias formas, ressalta o professor Sérgio Rodrigues.

Para contextualizar o fenômeno à experiência comum dos alunos, as questões podem trazer textos longos retirados de notícias vinculadas na mídia, pode trazer também tabelas com inúmeras informações e, além disso, gráficos que detalham as informações contidas nos textos. E é aqui que começa a dificuldade da maior parte dos candidatos pois muitos deles tem dificuldades em interpretar os textos e deles retirar as informações úteis e relevantes. Outros candidatos encontram dificuldades ao analisar as tabelas e os gráficos. Porém, uma vez superada esta dificuldade inicial, aqueles que identificam corretamente as informações relevantes à resolução da questão, conseguem chegar à resposta de forma rápida e direta.

Portanto, os candidatos que desejam preparar-se de forma adequada ao Enem 2017 devem fazer listas de exercícios que contenham textos, tabelas e gráficos. Também devem procurar exercícios que exijam mais conhecimentos conceituais do que apenas aqueles exercícios que necessitem de cálculos exaustivos para determinar a resposta certa.

Uma dúvida muito comum entre os alunos é: “- Quais os temas de Física que mais caem na prova do Enem? E a resposta em ordem decrescente de incidência nas provas dos últimos anos é: Mecânica, Eletricidade, Ondulatória, Termologia e Óptica.

1. Mecânica:o candidato deve revisar os conceitos de Movimento Uniforme e Uniformemente Variado, estudar a Queda livre dos corpos, as Leis de Newton e suas aplicações, as energias estudadas na Mecânica (cinética, potencial gravitacional e elástica), os Sistemas Conservativos, as Colisões e a Hidrostática (em especial, o conceito de pressão atmosférica).

2. Eletricidade: estudar os resistores, a Primeira Lei de Ohm, a associação de resistores em série e em paralelo. Os candidatos devem dar especial atenção ao estudo da energia elétrica e potência elétrica que são assuntos importantes para o cálculo de exercícios que envolvam o cálculo de conta de luz. Devem rever também o Magnetismo: imãs, campo magnético da Terra e a geração de energia elétrica através do processo de Indução Eletromagnética de Faraday.

3. Ondulatória: estudar os conceitos de ondas, a equação fundamental da ondulatória, os fenômenos ondulatórios (batimento, ressonância, difração e polarização), as ondas estacionárias e o Efeito Doppler.

4. Termologia: estudar as escalas termométricas, a calorimetria, os gases (Equação de Clapeyron e as mudanças de estado de um gás), a Primeira Lei da Termodinâmica e as máquinas térmicas, o conceito de “moto perpétuo” e sua impossibilidade.

5. Óptica: estudar os conceitos sobre a luz, cor dos objetos, reflexão e refração. Os candidatos deve dar especial atenção ao funcionamento da visão humana (câmara escura) e aos problemas de visão (miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia e daltonismo)

Uma última orientação aos candidatos é com relação ao tempo de prova. Os candidatos devem ler os exercícios com cuidado mas não devem fazer isso de forma muito demorada para não serem obrigados a chutar a resposta de muitos exercícios por falta de tempo. Lembrem-se de fazer primeiramente as questões mais fáceis e se necessário chutar apenas as questões mais difíceis ou que envolvam conteúdos desconhecidos ao candidato.

Matemática

Para o professor Elivan de Azevedo, muitos participantes perdem o sono com a prova de Matemática do ENEM, com medo das contas trabalhosas e complicadas! Mas, na verdade, não é bem assim!

A avaliação de Matemática do ENEM privilegia candidatos que possuem amplo desenvolvimento da competência leitora, ou seja, com boa capacidade de interpretação de enunciados, esquemas e gráficos. Cálculos existem, mas, em grande parte, são objetivos e elementares. Dessa maneira, a premissa de que os textos da prova são desnecessários não é verdadeira, pois muitas vezes esses conduzem a um caminho rápido e direto para a resposta.

Outro pensamento que costuma vigorar, nos discursos cotidianos, é que a prova contém inúmeras questões, denominadas “pegadinhas”, fazendo com que o candidato deixe de assinalar a alternativa correta, apoiando-se em um pensamento muito difundido: “Não é possível, tá muito fácil!”. Acredite! Isso costuma trazer muito arrependimento depois…!

A dica que sempre dou aos meus alunos é que tenham segurança, acreditando no seu raciocínio. E por se tratar de uma prova extensa, deve-se privilegiar uma leitura calma e bem concentrada, tendo em vista que não haverá tempo cronológico para retomar as questões ao final da prova.

Para quem está ansioso e quer dar uma “estudada” de última hora, vale rever os tópicos recorrentes da lista:

1.Grandezas Proporcionais;

2. Análise Combinatória;

3. Estatística;

4. Funções;

5. Progressões;

6. Geometria Plana;

7. Geometria Espacial.

Química

O candidato  deve estudar de maneira planejada, disciplinada e com todas as ferramentas necessárias – lembra o professor Marcelo Muller, que abaixo cita os temas mais cobrados de química.

Os principais tópicos abordados no ENEM são:

 1. Química Verde
2. Cálculo estequiométrico
3. Deslocamento de equilíbrio químico
4. pH e pOH
5. Entalpia de reações
6. Funções orgânicas

Preste Atenção!

Para fazer o exame, leve somente caneta esferográfica preta de corpo transparente. É recomendável levar mais de uma, por precaução. Lápis, lapiseiras, borrachas, relógios, óculos escuros, bonés, chapéus e similares não são permitidos. É aconselhável levar o cartão de confirmação nos dias de prova.
Imagens: Reprodução/Internet

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: