Comportamento Vitor Carneiro

Dias em que as nuvens cinzas escondem o céu azzul

Vitor Carneiro
Escrito por: Vitor Carneiro

Por Vítor Carneiro – Hoje, 06 de janeiro de 2018, realizei uma cerimônia de casamento e talvez uma das mais emocionantes dentre as realizadas nos últimos anos. Para a noiva a realização do maior sonho da sua história de tantos sofrimentos, para o noivo o êxtase de selar um pacto com aquela que se tornou sua heroína ao resgatar-lhe o valor da vida. Porém, pouquíssimos dias antes desta data histórica vieram os dias de NUVENS CINZAS QUE ESCONDEM O AZUL DO CÉU: primeiro, fundiu o motor do carro, logo em seguida o filho sofreu um acidente gravíssimo necessitando de uma cirurgia emergencial e na sequência ela fora demitida em função de um sistema ganancioso e desumano no qual estamos inseridos. A alegação do empregador? As prováveis ausências devido aos cuidados que certamente serão necessários na sequência de tratamentos do seu filho. Contudo, lá estavam eles, chorando aos sussurros de juras de amor, movidos por emoções que por vezes pareciam ser incontroláveis! E eu, agradecendo a Deus que no meio de tantas fatalidades estava presenteando a todos com aquele momento único e cheio de esperanças.

Com certeza, ao ler este breve relato, você se lembrará de algum dia em que pensou: “Que bom seria se este dia não tivesse existido. Há, que bom seria se eu nem tivesse levantado da minha cama hoje…!” Sabe de uma coisa, e pode até parecer simplesmente uma frase de efeito ou de carroceria de caminhão, mas muitas vezes são as nossas pequenas desgraças, as nossas dificuldades, que fazem com que valorizemos as nossas grandes conquistas.

NOS DIAS EM QUE AS NUVENS CINZAS ESCONDEM O CÉU AZUL, talvez seja uma boa hora de fechar nossos olhos e respirar fundo. Talvez seja a hora de ouvir as histórias dos outros que estão esperando a tempestade passar e por vezes estão bem ao nosso lado. Muitas vezes são as histórias dos outros que acalmam as dificuldades das nossas histórias.

“… jamais desista de ser feliz. Lute sempre pelos seus sonhos. Seja profundamente apaixonado pela vida. Pois a vida é um espetáculo imperdível…; muitos vivem apenas porque estão vivos. Vivem sem objetivos, sem metas, sem ideais e sem sonhos. Não sabem como lidar com suas fragilidades e lágrimas. Sabem lidar com os aplausos, mas desesperam-se diante das vaias…; se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas. Lembre-se da sabedoria da água: a água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna. Quando alguém o ofender ou frustrar, você é a água e a pessoa que o feriu é o obstáculo! Contorne-o sem discutir…; ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida…; Seus maiores inimigos não estão fora, mas dentro de você.”  AUGUSTO CURY

Jesus Cristo, também um ser humano igual a nós, passou pelos mais dramáticos sofrimentos, viveu seus momentos em que as nuvens cinzentas também esconderam seu céu azul, porém os superou com a mais alta dignidade. Mateus 26.39 “Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”.” Que sejamos um apaixonado pela vida como ele foi. Não nos esqueçamos que por amar apaixonadamente a humanidade, Ele teve o mais ambicioso plano da história. Nesse plano não somos mais um número na multidão.

Uma coisa é certa, não devemos optar pelo pessimismo, pois certamente ele é um câncer da alma. E é muito importante lembrar que vivemos numa sociedade caracterizada por ser de desejos, e não de projetos relacionados à existência. Verdade é que poucos tem planejamentos nesta vida.

“NO MEIO DE TODA DIFICULDADE ENCONTRA-SE A OPORTUNIDADE…; os problemas significativos com os quais nos deparamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando eles foram criados.”  – Albert Einstein

Em nossa vida, nada é impossível de ser revertido. Se pensarmos ao contrário, nos manteremos a vida inteira incapaz de se mover, de evoluir, de ver nossos sonhos cumpridos e de ser felizes. Se pensarmos que algo é impossível, nunca conseguiremos nada e não veremos nossos sonhos transformados em realidade.

Jó, um homem histórico, cuja vida foi arrasada por vários incidentes como se estivesse em meio a um tornado, no processo final da reconstrução que lhe permitiria voltar a visualizar o azul do céu, escreveu algo que pode fazer toda a diferença na minha e na sua vida: “Eu reconheço que para ti (DEUS) nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido.” – Jó 42.2! Bem, se acreditamos no impossível, não podemos nos deixar levar por uma massa enfurecida e incrédula que quer manipular a maneira como devemos agir.

Uma pessoa com sonhos e fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus, não se assusta com um fracasso e com o que lhe será dito, sempre se levantará até ver seu objetivo cumprido. As pessoas que acreditam no impossível movem o mundo.

Augusto Cury, foi muito feliz ao abordar o seguinte: “Floresça onde está plantado”. Um dos nossos maiores erros é pensar que estamos no lugar errado, que estamos casados com a pessoa errada e que sempre tem alguma coisa nos atrapalhando. Isso é uma mentira porque, de uma maneira ou de outra, nós sempre estamos onde deveríamos estar e o que precisamos fazer é trabalhar diariamente a fim de melhorar sempre. Ele também foi muito feliz ao escrever: “Construí amigos, enfrentei derrotas, venci obstáculos, bati na porta da vida e disse-lhe: Não tenho medo de vivê-la…; ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história”.

Florescer onde estamos plantados: certamente nossa atitude é que determinará se somos um sucesso ou fracasso, por isso devemos imaginar sempre o melhor acerca das situações e enfrentar nossos problemas de maneira positiva. Acredite, sempre poderemos encontrar inúmeras oportunidades para nos tornar a pessoa que desejamos ser.

Não importa o que os outros digam nem o que algumas pessoas pensem por causa das decisões tomadas, nem pelas coisas deixadas para trás ou por fazer as coisas do jeito que as fazemos…, tudo vai dar certo.

Jamais devemos esquecer que para viver bem, precisamos superar nossos medos. No entanto, só existe uma forma de superá-los: a coragem para enfrentá-los. Somente quando somos capazes de olhar para os nossos medos de frente e superá-los conseguimos ser felizes. Uma pessoa corajosa não é aquela que não conhece o medo, mas aquela que o supera.

II Timóteo 1.7 “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.”

“O sucesso não é o final, o fracasso não é fatal: o que conta é a coragem para seguir em frente” – Winston Churchil

““Às vezes você não percebe as suas próprias forças até que enfrenta sua maior fraqueza” – Susan Gale

O que realmente devemos temer é a incapacidade de superar os medos que prendem a nossa alma e nos impedem de viver com liberdade

Sabe aqueles velhos problemas que até agora não conseguimos vencer? Sim, estes mesmos que insistem em permear nossos pensamentos, que às vezes julgamos impossível solucioná-los. Que com Deus agindo ao nosso favor, 2018 seja um ano para derrotar o impossível!

Imagens: Reprodução

Sobre o autor

Vitor Carneiro

Vitor Carneiro

Vítor Carneiro, é pastor e palestrante.

1 Comentário

  • Pastor Vitor, parabens pelas palavras escritas ,obrigado por sempre lembra de nos tudo de bom abraco .

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: