Cultura

Dia das crianças? Presente pra quê?

Flavia Camile
Escrito por: Flavia Camile

Por Flávia Camile – Hoje, trago-lhes alguns questionamentos a respeito da valorização do presente nas datas comemorativas. Sabemos que o marketing cumpre muito bem o seu papel na hora de atribuir significados no ato de presentear alguém em datas especiais. Mas, será que as nossas crianças têm a mínima compreensão do que isso significa? E sendo nós os adultos na relação, não seria o nosso dever conscientizá-las?

Lembro-me que na minha infância essas datas comemorativas significavam a concretização de sonhos materiais: aquela boneca dos sonhos, ou outro brinquedo desejado, vinha sempre no dia das crianças, no natal ou no meu aniversário.

O problema é que dentro de casa não se conversava sobre o real significado que esses presentes significavam. E no meu entendimento infantil, eu via essas datas comemorativas como sendo um dia fixo para ganhar presentes. Não importava o quanto minha mãe precisasse trabalhar ou se esforçar para conseguir me comprar algo, essas comemorações faziam parte de seu dever ao cuidar de uma criança.

Será que não estamos alimentando em nossas crianças apenas um lado consumistas, sem realmente conscientizá-las sobre o que significa o motivo de um presente nesta data?

Se realmente chegamos ao ponto em que é necessário o papel da mídia para nos definir uma data para darmos mais atenção e tempo às nossas crianças, então chegamos em um ponto assustador da nossa história.

Não vejo problema na comemoração material em datas comemorativas, mas só não deixemos o marketing do consumo vazio nos manipular. Sejamos sinceros com nossas ações e honremos a criança que um dia fomos. Lembre-se de seus sonhos infantis em que havia sempre uma figura de amor disposta a estar contigo e onde a brincadeira tinha mais sentido do que o brinquedo em si.

Sobre o autor

Flavia Camile

Flavia Camile

Flávia Camile atua como professora, atriz e escritora há mais de 12 anos,
desenvolvendo trabalhos voltados para a escrita de inúmeros gêneros e
já tendo recebido prêmios literários em diversos concursos nacionais.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: