Educação

Com voto facultativo como tema de redação, Unesp encerra segunda fase

Redação
Escrito por: Redação
Lista de aprovados será divulgada no dia 2 de fevereiro de 2018.

Os candidatos a uma vaga na Unesp (Universidade Estadual Paulista) enfrentaram o segundo dia de prova da fase final do vestibular nesta segunda-feira (18) e, além das 12 questões de linguagens -área que engloba português e inglês-, se depararam com um tema de redação político: a obrigatoriedade do voto.

Os professores de cursinhos ouvidos pela reportagem foram unânimes em ressaltar o caráter tradicional da prova de admissão para a universidade paulista -assim como no domingo (17), data das provas de ciências da natureza e ciências humanas, “sem surpresas” foi a expressão que deu o tom dos comentários.

A prova de inglês foi considerada fácil e a de português apresentou questões com conteúdo que já tinha sido antecipado durante a preparação para o vestibular.

Da mesma forma, o tema da redação não foi considerado inesperado. “A Vunesp [banca organizadora do exame] também fez o vestibular da Unifesp [Universidade Federal de São Paulo] no ano passado e o tema foi voto nulo. Só surpreendeu um pouquinho porque não é ano de eleições”, diz Viviani Xanthiakos, professora de português e redação do Curso e Colégio Objetivo.

Saray Azenha, diretora pedagógica da Oficina do Estudante, não considera a distância do pleito um fator surpresa para o aluno preparado. Segundo ela, as eleições nunca foram tão debatidas como nos tempos atuais. “O aluno que tenha conseguido reter a realidade política brasileira conseguiu fazer bem a redação”, afirma.

Mesmo com a política na boca do povo, o tema por si não é capaz de gerar controvérsias. Essa é a opinião de Marcelo Dias, coordenador do Curso Etapa. “Basta o aluno se basear nos textos apresentados e no seu repertório, não tem polêmica alguma”.

A abstenção desta segunda-feira foi superior à registrada no primeiro dia da segunda fase: 10,5%, ante os 9,4% registrados neste domingo (17).

A Vunesp divulgará a lista de aprovados no vestibular no dia 2 de fevereiro de 2018. São 7.365 vagas no total: 3.667 pelo Sistema Universal e 3.968 pelo Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública.

Imagem: Reprodução

Com informações da Folhapress.

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: