Z1 Cidades

Campinas: Rede municipal convoca professores concursados

Redação
Escrito por: Redação
A convocação de 310 professores e agentes da Educação Infantil aprovados em concurso público deve zerar o déficit desses profissionais na rede municipal de ensino de Campinas, segundo informou nesta quinta-feira (11) a Prefeitura. Serão convocados 65 agentes e 245 professores que começam a trabalhar dia 5 de fevereiro. De acordo com a Secretaria de Educação, a falta desses profissionais era suprida por professores substitutos, que retomam as atividades de apoio e desenvolvimento de projetos pedagógicos.
São 121 vagas de Professores de Educação Básica (PEB) I, que atendem alunos da Educação Infantil, 73 de PEB II, que atendem os anos iniciais do 1° ao 5° ano, e 51 de PEB III, de 6° ao 9° ano, que vão atender as oito vagas de português, seis de história, 13 de ciências, oito de educação física, 11 de artes e cinco de inglês. Atualmente, a rede municipal atende 33.030 alunos da Educação Infantil, mais 8.500 alunos das entidades conveniadas e 19.081 do Ensino Fundamental, totalizando 60.611 estudantes.
O diretor do Departamento Pedagógico, Luiz Marighetti, explica que a contratação está repondo os professores que a rede perdeu ao longo de 2017. “Em função de restrição financeira, eles não foram sendo repostos. Estávamos com déficit e tivemos que fazer uso do corpo de professores substitutos para suprir essa defasagem”. No final do ano passado, a Secretaria fez o levantamento das vagas que estavam abertas. “Em 2017 foi grande o número de aposentadorias e aí você tem as vacâncias”.
Creche
Sobre o déficit de vagas na Educação Infantil, o diretor afirmou que a Secretaria está em fase de processamento de matrículas. Ele explicou ainda que de zero a 3 anos o ensino não é obrigatório, portanto a oferta é apenas para os pais que demandam as vagas. “No final de janeiro, conseguiremos precisar o número exato de quantas crianças vão estar esperando vaga”, disse. Até o final de 2017, o déficit estava em 8 mil vagas. Para o início deste ano estão previstas três entregas de creches: nos bairros Abaeté, Parque Eldorado e Aparecidinha. Juntas, as unidades vão oferecer cerca de mil novas vagas. A Secretaria tem ainda outros dois projetos de novas creches no Jardim São Luís e Jardim Nova Europa.
Imagem: Reprodução
Com informações do Correio Popular

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: