Entretenimento

B.B. King, o Rei do Blues

Redação
Escrito por: Redação

O seu nome é rapidamente lembrado  dentro do  universo blues.  Os números impõem respeito foram  mais de 50 álbuns,  quase   70 anos de carreia e  90 de vida a serviço da música que ele viu sair das plantações de algodão e ganhar os palcos  de várias cidades do mundo.  O Música é Cultura destaca a obra  do guitarrista, cantor, compositor  BB King.

Riley Ben  King nasceu em 1925 no interior do Mississipi, na infância ganhava alguns trocados tocando nas esquinas e aos 22 anos  foi tentar a sorte no  Tennesse  na cidade Memphis, local que   nos anos 40 era um excelente  polo na divulgação do blues, além de também ser auxiliado pelo primo Bukkar White um blues man que tinha bastante prestigio.

.

 

das Plantações de algodão aos palcos do mundo 1951, Los Angeles, California — B.B. King — Image by © Michael Ochs Archives/Corbis

 

No  final dos anos 40 BB King,   começou a trabalhar no rádio, de uma participação inicial discreta em  um quadro de 10 minutos, ele passou a comandar um programa interiro no qual além de apresentar gravações de diversos artista de blues ele mesmo cantava a tocava ao vivo , como dj ele precisa de um nome artístico e com isso  chegou-se em Blues Boy King e a abreviação  BB King

 

Da experiência do rádio veio o nome BB king

Nos anos 50 um incêndio interrompeu o show de BB King , após fugir das chamas ele retornou para pegar  a sua guitarra. Refeito do susto , ele   se deu conta do risco que tinha corrido , mas lamentou ainda mais  quando soube que o incêndio tinha sido provocado por dois homens que brigaram por causa  de uma garota,  a partir desse episódio todas as guitarras de BB King passaram a ser Lucille que era o nome da garota em questão

 

Companheira Lucille

Já com a carreira sólida  BB King  começou a divulgar o blues  e entrou numa maratona de apresentações  chegando ao ápice em   1956  ao contabilizar  mais de   340  shows. Já em 1974  BB king fez uma apresentação emblemática no Zaire , atual República Democrática do Congo, aonde tocou para  80 mil pessoas o  evento  tevê varias atrações além famosa luta de boxe entre George Foreman  e Muhammad Ali.

Trabalho para popularizar o blues

O estilo de BB king é um mix de blues tradicional, jazz e soul music. Mas a  técnica  de tocar guitarra é a sua principal marca entre outros  aspectos,  e o que  mais chama atenção é a economia das  notas durante os seus solos, algo tão envolvente que influenciou muitos  músicos como um outro grande defensor do blues Eric Clapton.

BB King performs at Club Nokia on November 11, 2011 in Los Angeles (Photo by Paul A. Hebert/Invision/AP)

Independente dos rótulos que o show Businesss acaba criando, a majestade de BB King que morreu em 2015  vem do seu carisma e esforço em levar o gênero que ele sempre acreditou  a várias partes do mundo, se tornando um grande  representante e por consequência o Rei do Blues.

capa de cd One Kind Favor

Com informações da CBN

Imagem de capa:Reprodução

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: