Saúde e Bem Estar

Anti-inflamatório muito usado pode causar infertilidade e disfunção erétil, diz estudo

Redação
Escrito por: Redação

Ibuprofeno é um anti-inflamatório muito usado contra dor, febre e inflamação, sendo facilmente comprado em farmácias, já que não requer receita médica. Porém, um novo estudo aponta que ele pode comprometer a fertilidade masculina.

Ibuprofeno causa infertilidade masculina

De acordo com o estudo do periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), dos Estados Unidos, o uso prolongado e intenso deste remédio, que também é bastante conhecido por um dos nomes comerciais, Advil, altera a fisiologia e função do testículo humano, gerando uma condição chamada de hipogonadismo.

anatomia do penis 0916 400x800
CRISTALEYESTUDIO/SHUTTERSTOCK
Em termos comuns, isso significa que os testículos deixam de secretar quantidades adequadas de testosterona e têm sua habilidade de produção de esperma prejudicada.

Uso excessivo e prolongado

A pesquisa analisou 31 homens com idades entre 18 e 35 anos. Parte deles tomou 1.200 miligramas de ibuprofeno todos os dias durante seis semanas e outra recebeu placebo.

Como resultado, as altas doses da droga reprimiram as células endócrinas dos testículos e fizeram com que a glândula pituitária, que controla a produção hormonal, fosse estimulada. Consequentemente, gerou-se uma desordem reprodutiva e física que está associada à infertilidade e disfunção erétil.

Como os efeitos foram fruto do consumo prolongado, os dados não se referem a quem toma o medicamento de vez em quando, mas faz um alerta referente aos riscos de tomar ibuprofeno indiscriminadamente ou por muito tempo.Com informações da BBC

Imagem de capa:SHUTTERSTOCK

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: