Matheus Tocachelo Saúde

Alguns cuidados que você de ter ao realizar o agachamento

Matheus Tocachelo
Escrito por: Matheus Tocachelo

Por Matheus Tocachelo – Um dos exercícios mais comum nas academias o agachamento, apesar de parecer um
movimento simples do nosso dia a dia, requer alguns cuidados para evitar lesão, ou
desconforto na hora da execução.

O primeiro cuidado são com nossos pés, devem estar alinhados com nossos ombros e
ligeiramente voltados para fora, os joelhos devem ficar alinhados aos pés, acompanhando o
mesmo sentido para fora, nunca voltados para dentro, o quadril também deve seguir a mesma
linha, formando um triplo alinhamento articular, quadril, joelhos e pés.
O segundo cuidado é com a coluna, que é a maior responsável pela estabilidade do nosso
corpo, devendo manter ligeiramente inclinada para frente, destruindo assim o peso, evitando
a compressão da lombar.

Existem três maneiras do posicionamento da barra, a mais tradicional sobre os ombros ( nunca
sobre a coluna cervical, procurando manter a barra nos trapézios ), nessa variação os cotovelos
devem ficar apontados para o chão, e formar um ângulo de 90° em relação aos pulsos que
estão segurando a barra. A segunda forma menos comum é o agachamento frontal, a barra
deverá ficar apoiada na região frontal dos ombros, os cotovelos devem estar alinhados aos
ombros, alinhados ao chão formando um ângulo de 90°, os pulsos devem permanecer bem
flexionados, auxiliando na orientação da barra, porém não devem sustentar a barra, quem vai
fazer esse trabalho são os ombros. A terceira maneira de realizar o agachamento é com a
barra sobre a cabeça, a pegada da barra deverá ser bem afastada, os cotovelos devem
permanecer sempre estendidos, a barra deverá ficar alinhada com os trapézios, um rápido
alerta, não tente fazer esse movimento sem a supervisão de um profissional de educação
física, pois é um exercício muito complexo, e de extrema dificuldade de execução.

 

O próximo passo independente das variações citadas acima, é na realização do agachamento,
os pés devem permanecer sempre em contato com o chão, algumas pessoas tem mais
dificuldade em manter principalmente os calcanhares no chão, esse é um forte sinal do
encurtamento da musculatura posterior da coxa ( isquiotibiais), uma forma alternativa para
corrigir essa dificuldade é colocando calço nos pés, porém não resolve o problema, o correto é
fazer um trabalho de alongamento dos isquiotibiais para corrigir essa deficiência há longo
prazo, porém mais eficiente.

Outro fator que influencia muito na execução do agachamento é o alinhamento da coluna
como já foi citado acima, porém um detalhe que sempre deve ser observado é na região
lombar da coluna, algumas pessoas na execução demonstram fragilidade nessa região fazendo
com que o quadril vá mais para trás do que o necessário, isso é um forte indício de que a
curvatura natural da lombar ( lordose lombar) está mais acentuada do que o normal, isso
requer alguns cuidados como procurar um fisioterapeuta para corrigir esse desvio postural em
casos graves, ou em casos simples, fazer um trabalho de fortalecimento do abdômen e
trabalhar com alongamentos na região lombar que está encurtada.

Tomando esses cuidados no treino, os resultados vão ser mais seguros e rápidos, lembrando
que sempre antes de começar a praticar qualquer exercício, alguns cuidados devem ser feitos,
como consultar com um médico e procurar o auxílio de um profissional de educação física
habilitado com o CREF, bons treinos.

Sobre o autor

Matheus Tocachelo

Matheus Tocachelo

Personal Trainer Matheus Tocachelo. Graduado pela CEUNSP, e
especializado em treinamento funcional pelo CORE 360° , CREF 063806-G/SP.

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