Matheus Tocachelo Saúde

Açúcar, o violão disfarçado de mocinho

Matheus Tocachelo
Escrito por: Matheus Tocachelo

Por Matheus Tocachelo – Presente na maioria dos alimentos na mesa da população, o açúcar é um dos maiores causadores de doenças cardiovasculares, apesar de na década de 60 pesquisas falsas de Havard financiaras pelo lobby do açúcar, apontarem as gorduras naturais como maiores causadoras de doenças cardíacas, em 2016 essa farsa foi descoberta, provando que a ingestão de açúcar é um risco para o coração, em 2014 pesquisadores concluíram que quem consome entre 17% a 21% das calorias diárias de açúcar, enfrentam um risco de 38% de chance de morrer por doenças cardiovasculares, comparado às pessoas que consomem até 8% de calorias diárias esse risco é reduzido para quase a metade.

Outro maléfico do açúcar é a doença hepática gordurosa não alcoólica, devido ao consumo diário de xarope de milho de alta frutose, escondido em bebidas e alimentos processados. Esse consumo diário aumenta o acúmulo de gordura no fígado, aumentando a obesidade, pois essas pessoas apresentam uma resistência à insulina, fazendo com que o corpo desenvolva uma síndrome metabólica e diabetes tipo 2.

Porém agora você deve estar se perguntando, mais é tão bom consumir açúcar?

Isso porque o consumo do açúcar é viciante, pois a dopamina é liberada no cérebro quando ingerimos açúcar, esse nível de dopamina é comparado ao mesmo nível de quem usa drogas pesadas como a cocaína, nosso cérebro torna-se obsecrados por atividades que liberam dopamina, daí a explicação que muitos não conseguem parar de consumir o açúcar.

Alguns estudos realizados com ratos previram que eles se tornaram fisicamente viciados ao açúcar, porém essa mesma conclusão em humanos é mais difícil de ser comprovada, porém não são descartadas.

Outro ponto negativo do consumo do açúcar, é que esse alimento não possui nenhum nutriente essencial para nosso organismo, não só o açúcar mais a maioria dos alimentos que encontram um alto teor de açúcar são pobres em nutrientes, como os chocolates, refrigerantes e doces.

Pessoas que consomem esses alimentos apresentam um nível baixo de nutrientes no corpo.

Para evitar esses malefícios fique atento ao rótulo dos alimentos, as indústrias costumam usar outros nomes para enganar os consumidores, abaixo estão enumerados alguns desses outros nomes para o açúcar.

  • Dextrose anidra.
  • Açúcar mascavo.
  • Açúcar em pó de confeiteiro.
  • Xarope de milho.
  • Sólidos de xarope de milho.
  • Dextrose.
  • Frutose.
  • Xarope de milho rico em frutose.
  • Mel.
  • Açúcar invertido.
  • Lactose.
  • Xarope de malte.
  • Maltose.
  • Xarope de bordo.
  • Melaço.
  • Néctares.
  • Açúcar cru.
  • Sacarose.
  • Açúcar granulado branco.

Se você encontra com um ou todos os quadros de doenças causados pelo consumo do açúcar, recomendo procurar o auxílio de um nutricionista, para o mesmo ajudar nessa desintoxicação que não é fácil, somente uma alimentação bem balanceada com gorduras boas, fibras e proteínas combinada com a prática de exercícios físicos podem reverter esse quadro. 

Sobre o autor

Matheus Tocachelo

Matheus Tocachelo

Personal Trainer Matheus Tocachelo. Graduado pela CEUNSP, e
especializado em treinamento funcional pelo CORE 360° , CREF 063806-G/SP.

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