Decor

Abra suas ideias: pintar as portas é uma forma prática e econômica de transformar o ambiente

Redação
Escrito por: Redação

Brancas ou na tonalidade natural da madeira, as portas quase sempre são tratadas como aqueles elementos funcionais em uma casa: servem para abrir e fechar – e pronto. Mas podem fazer toda a diferença quando se quer transformar a decoração sem reforma. Funciona tanto para harmonizar com o ambiente quanto para criar um contraste.

– Em apartamentos antigos, a pintura pode ser uma aliada também para renovar a porta que está desgastada. Como em grande parte dos prédios não é permitido a troca por uma questão de padronização, pintar o lado que fica para dentro do apartamento é uma ótima solução – explica a arquiteta Larisse Squeff, do escritório LR Arquitetura.

Para quem quer apostar nesta opção prática, confira as dicas da profissional.

♦ As tintas esmalte acetinado ou semibrilho são mais indicadas do que as foscas, pois são mais fáceis de manter as portas limpas e sem manchas.

♦ Quem quiser um efeito de painel pode pintar a porta da mesma cor da parede: dá a sensação de um pé-direito mais alto e de um visual limpo. Quer ideias? Fica lindo com tons de cinza, preto e até os camurças.

♦ Use as portas a favor do estilo do espaço. Além das cores, pense em recursos bacanas. Nos ambientes clássicos, é possível fazer uma moldura de EPS ou isopor na parte mais alta da porta. Já nos contemporâneos, vale usar um puxador vertical.

Contrastes

00b7a0db

Foto: Marcelo Donadussi, divulgação

O escritório Arquitetando Ideias buscou contrastes neste dois trabalhos. No primeiro, a tinta esmalte verde-limão (alto da página) fica despojada com a parede de OSB (material usado em tapume de obra). Outro detalhe que personalizou a porta são as molduras de EPS (material plástico), da marca Garth. Já a porta preta ganhou pintura laranja e ficou linda ao lado da parede de tijolinhos.

Muita cor

00c85fdf

Na foto acima, no hall de um apartamento antigo, as arquitetas Larisse Squeff e Roberta Preiss, do escritório LR Arquitetura, investiram no amarelo para combinar com o piso geométrico. Já a porta vermelha (foto abaixo) foi pensada para combinar com outros elementos da decoração do cômodo que fica na sequência do apartamento.

00c85fde

Foco na porta

Tom querido dos descolados, o azul klein da pintura com microtextura ganhou ainda mais impacto no projeto da arquiteta Thais Bressiani, do Red Studio, com a parede revestida com fórmica para ganhar o efeito de lousa.

00c85fe0

Com informações da Revista Donna

Imagem de capa:Vanessa Bohn, Bohn Fotografias, divulgação

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: