Indaiatuba

A Prefeitura promove nos dias 4 e 5 de novembro o workshop gratuito “Voz – Um Instrumento do Ator/Cantor”, com o Prof. Edmo Guimarães

Redação
Escrito por: Redação
 Durante o mês de novembro acontecem mais três cursos

A Prefeitura promove nos dias 4 e 5 de novembro o workshop gratuito “Voz – Um Instrumento do Ator/Cantor”, com o Prof. Edmo Guimarães. Durante o mês serão oferecidos mais três cursos. As aulas agregam a Mostra de Artes Cênicas, que é realizada pelo terceiro ano consecutivo pela secretaria de Cultura. A Mostra apresentará durante este mês 15 peças com entrada franca. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail [email protected] com as seguintes informações: nome do workshop; nome completo do aluno; data de nascimento / idade; endereço completo; e-mail; cpf e se participa de algum grupo artístico, colocar o nome. No dia do workshop todos os inscritos deverão se apresentar munidos do documento de identidade com foto. Confira a programação abaixo.

 

  • 04 e 05 de novembro

 

Voz – Um Instrumento do Ator/Cantor com o Prof. Edmo Guimarães

Idade: a partir de 16 anos

Dias: 04 e 05 de novembro

Horário: das 10h às 13h – pausa para almoço – das14hs às 18h

 

A oficina propõe ampliar a compreensão do trabalho vocal relacionado à atuação prática do ator/cantor. A abordagem contará com elementos ligados à saúde e à produção vocal, trazendo a voz por meio de sensações corporais e a expressão vocal como um ato reflexo da intenção interior. Canto e voz falada serão subsidiados com técnicas para adequação à diferentes situações e concepções artísticas. O workshop é voltado para atores/cantores e interessados em conhecer os procedimentos de utilização da voz profissional/artística.

 

Edmo Guimarães: Professor de canto e preparador vocal no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí/SP, atuando nas áreas de Artes Cênicas, MPB&Jazz e Canto Coral. É Especialista em Voz pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo/SP, no curso de Fonoaudiologia. Desde 1989 se dedica ao estudo e à pesquisa da voz, tendo como fontes iniciais as Técnicas de Alexander e os exercícios tradicionais de postura e respiração do Canto Lírico. É triatleta e realizou, por meio desse esporte, uma experiência única acerca do mecanismo corporal e respiratório durante atividade física intensa, o que resultou na elaboração de exercícios corporais/vocais específicos, visando a adequação respiratória e a manutenção da voz profissional/artística. Em São Paulo foi professor de voz na Escola de Atores Wolf Maya e no CEM –  Centro Experimental de Música – Sesc Consolação. Atualmente se especializa em Voz para Teatro Musical no Studio Marconi Araújo em São Paulo, onde também faz parte da grade de professores capacitados em Belting Contemporâneo.

 

  • 18 e 19 de novembro

 

A Poesia do Ator (teórico – prática) com os Geraldos

Idade: a partir de 16 anos

Dias: 18 e 19 de novembro

Horário: das 9h às 13h – pausa para almoço – das14hs às 18h

 

O intuito da oficina, de conteúdo teórico-prático, é investigar alguns princípios da formação e do oficio do ator a partir de um cruzamento com tópicos da filosofia clássica.  Da anatomia e cinesiologia do caminhar até as propriedades da imaginação e intuição, pretende-se experimentar o cruzamento entre pensamento e ação, numa perspectiva de continuidade e integração entre formação e oficio do ator.

 

  • 25 e 26 de novembro

 

Direção e Dramaturgia- Princípios do encenar com os Geraldos

Idade: a partir de 16 anos

Dias: 25 e 26 de novembro

Horário: das 9h às 13h – pausa para almoço – das14hs às 18h

 

Nesta oficina, trabalharemos com as noções gerais de direção e dramaturgia, bem como apresentaremos referências da evolução no tempo desses dois pilares da criação cênica.  A partir desse estudo teórico -prático, faremos uma análise dos procedimentos de construções espetaculares ao longo da história do teatro, procurando compreender possíveis diálogos entre a busca pela linguagem da encenação e as diferentes formas de abordagem da dramaturgia.

 

  • 27 de novembro a 03 de dezembro

O Palhaço Aprendiz: Uma Investigação da comicidade e o Objeto com Rodrigo Costa (Palhaço Bonanza)

Idade: mínimo 15 anos

Dias: de 27 de novembro a 3 de dezembro

Horário: das 18h30 às 23h

Uma Investigação da Comicidade e o Objeto irá apresentar aos participantes a máscara do palhaço buscando trabalhar seu potencial criativo. O trabalho inclui exercícios que visam despertar a presença, expressividade e comicidade do palhaço. Por meio de uma proposta prática os participantes irão investigar sua comicidade pessoal e a criação do palhaço a partir do trabalho com o objeto. Serão abordados exercícios técnicos do trabalho do ator e princípios elementares do teatro como o jogo e a improvisação. Voltado para aqueles que buscam uma experiência pelo o viés da comicidade, a oficina possibilita um ambiente de descobertas do universo criativo do palhaço.

Rodrigo Costa é ator, palhaço e professor de teatro, bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Estadual de Londrina em 2009. Como palhaço vem apresentando, desde 2009, o espetáculo “Seu Bonanza”, passando por Festivais e Mostras de Teatro e Circo. Atualmente integra como ator a Nossa Trupe Teatral e vem dando continuidade à sua pesquisa sobre na linguagem do palhaço, estudando o processo de formação do palhaço contemporâneo.

Foto: Divulgação

Com informações da Assessoria de Comunicação de Indaiatuba

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: