Arquitetura e Design Hipólito Oliveira

A importância do reuso de água

Por Hipólito Oliveira – Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 80 países, hoje enfrentam problemas de abastecimento, mais de um bilhão de pessoas não tem acesso a fontes de água de qualidade. Somente 3% da água do planeta é própria para o consumo, o que não é suficiente para toda população (¹).Vivemos dias de forte reflexão acerca do correto uso de água. No sudeste do nosso país, especialmente São Paulo, tivemos nos últimos meses uma demonstração de que os recursos naturais, especialmente a água, não estão sob o controle do homem e sim, sendo regidos pelas leis da natureza. A baixa dos níveis das águas das principais represas do Estado, associada à falta de chuva, tornou a situação de alguns municípios, caótica.

Um cliente meu, proprietário de uma mineradora de água situada em Águas de Lindóia, distante 160km do município de Itu, foi procurado por este último para fornecer água mineral para abastecer em caráter de urgência a cidade, a qual ficou vários dias sem água potável. O município de Indaiatuba está com a obra de represamento do Rio Capivari-Mirim, a qual regulará a vazão anual da cidade em 316litros por segundo, eliminando o risco de faltar água(²).

Os projetos de novas edificações já preveem o uso de cisternas que armazenam a água da chuva para reutilização em lavagem de quintais e regas de plantas. Este recurso diminui a compra de água potável para estes fins, ainda mais quando a água é um recurso que pagamos duas vezes, na maioria das edificações: quando recebemos da concessionária e quando devolvemos em forma de esgoto. O Japão reutiliza cerca de 80% de toda água destinada a indústria. Nos condomínios, hotéis, hospitais, a água que vem dos chuveiros e banheiras segue por uma tubulação até chegar a um pequeno reservatório e assim reabastecer os vasos sanitários (¹).

Fontes:

(¹) http://www.coletivoverde.com.br/a-crise-da-agua/

(²) http://www.saae.sp.gov.br/conteudo/pagina/barragem-do-rio-capivari-mirim/

Sobre o autor

Hipolito Hipolito Oliveira

Hipolito Hipolito Oliveira

Arquiteto urbanista, paisagista, design de interiores e perito em arquitetura. Nascido em São Paulo SP, reside atualmente na cidade de Indaiatuba SP. Atuando há trinta anos com projetos residenciais, corporativos e industriais.
www.arquitetohipolito.com.br

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: