Gastronomia Karina Bertocco

Lombo de bacalhau com pinoli; inspire-se e faça para este Natal

Karina Bertocco
Escrito por: Karina Bertocco

Por Karina Bertocco -Todas as festas religiosas tem tradições gastronômicas, costumes, hábitos; e no Natal não seria diferente. Mas além do famoso Peru, Chester, Rabanada, Uva Passa, castanhas, salpicão, entre outros pratos tradicionais, também aparece o delicioso Bacalhau.

Por isso resolvi colocar uma receita minha, que eu gosto muito, que é o lombo de bacalhau com pinoli. Muito fácil e rápida. Quem sabe você não se empolga e resolve fazer para esse Natal?

Então vamos aos ingredientes.

800 gr de lombo de bacalhau dessalgado

50 gr de pinolis

azeite

sal

pimenta do reino

salsinha picada

Modo de preparo

Cozinhe o bacalhau por 5 minutos em água fervente com sal, reserve.

Em uma frigideira, coloque os pinolis para dourar em fogo baixo, muito cuidado para não queimar. Depois que estiverem dourados, reserve. Nesta mesma frigideira, aqueça o azeite e depois doure os lombos de bacalhau, dos dois lados, por aproximadamente 5 minutos. O suficiente para ficar com uma casquinha crocante por fora e bem macia por dentro. Reserve.

Em uma assadeira coloque os lombos de bacalhau, regue com bastante azeite de boa qualidade, tempere com sal e pimenta do reino moída na hora. Coloque no forno aquecido a 200 Cº e deixe assar por aproximadamente 15 minutos.

Quando estiver pronto, jogue por cima a salsinha bem picada e os pinolis dourados.

Está pronto o bacalhau.

Os acompanhamentos? Use a imaginação e o que tiver na geladeira. Fica divino com um simples purê de batatas, ou batatas sauté. Se tiver brócolis ou outros legumes também fica uma delícia. Na foto, como acompanhamento fiz uma pupunha grelhada; vale como idéia. E caso não tenha pinoli ou não encontre, pode trocar por amêndoas em lascas tostadas.  Ou seja, sem desculpas…

Bom apetite e um Feliz Natal para todos!

Sobre o autor

Karina Bertocco

Karina Bertocco

Formada em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, com curso de harmonização na Le Cordon Bleu em Paris, cursos de confeitaria e panificação na escola do Chef Rogério Shimura. Apaixonada por viagens, passei por mais de 20 países conhecendo novos sabores e culturas.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: